Planejamento Financeiro

Alugar ou comprar um imóvel, qual a melhor opção?

Qual a melhor opção, alugar ou comprar um imóvel?

Se você está decidindo entre alugar ou comprar um imóvel, nós vamos ajudar você a comparar as vantagens e desvantagens das duas opções!

O sonho de grande parte dos brasileiros é ter o seu imóvel próprio. Permitido pela ideia de que o sucesso na sua vida está diretamente vinculado a ter um carro ou até mesmo uma casa própria.

Os primeiros itens na construção do patrimônio pessoal de fato são os mais importantes, não podemos negar que as primeiras conquistas para a maioria das pessoas se torna como um rito de passagem para a vida adulta, por isso muitas delas passam por essa fase depois de se estabelecer profissionalmente.

Alugar ou comprar um imóvel próprio – O Blog do Consorcio

Questões  a serem analisadas para alugar ou comprar um imóvel.

Escolher entre alugar e comprar um imóvel esta entre estas decisões.

No entanto, precisamos parar nos fazer perguntas importantes na hora de decidir se vamos ou não sair do aluguel:

  • Eu realmente preciso fazer isso agora?
  • É a escolha mais vantajosa eu investir na minha casa própria neste momento?
  • Fazer um financiamento cabe no meu bolso? Suas condições valem a pena?
  • Eu tenho certeza de onde eu quero morar?
  • Devo alugar ou comprar um imóvel?

Essas são algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de tomar qualquer decisão sobre algo tão importante como alugar ou comprar um imóvel.

Faremos algumas comparações sobre as vantagens e desvantagens de alugar ou comprar um imóvel.

  • Sobre alugar ou comprar um imóvel, quais serão as minhas vantagens em caso de aluguel?

A principal vantagem de ingressar em um aluguel, é que os contratos são com prazos curtos. Geralmente eles duram entre um e três anos, em alguns casos podem durar cinco anos ou mais, o contrato permite que você se programe sem ter que pagar nenhuma multa quando decidir sair do imóvel alugado.

Uma outra vantagem será referente a despesas e problemas com a parte estrutural e manutenção do imóvel que deve ser repassada  diretamente ao proprietário, a não ser que sejam problemas causados pelo morador considerados mal-uso do local.

Pragas como cupins, alguns problemas de mofo, além de rachaduras ou infiltrações, devem ser comunicados imediatamente ao administrador que cuidará destes problemas. Em um imóvel próprio, tudo será responsabilidade de proprietário.

Se você ainda não tem certeza de onde você quer morar definitivamente, ou pelo menos por um longo período de tempo, o aluguel será uma solução temporária o que permite inclusive que você conheça o ambiente, a cidade, bairro, antes de definir aonde comprar o seu imóvel novo.

  • Sobre alugar ou comprar um imóvel, quais serão as minhas vantagens em caso da compra?

Quando você compra um imóvel você é financeiramente recompensado ao longo dos anos, ao contrário de morar por aluguel onde o valor empregado será benéfico apenas para o locador, você pagará um bem que não fará parte do seu patrimônio ..

Realizar reformar e melhorias valem a pena. Toda a melhoria que você realiza no imóvel pode se converter em um aumento do valor de mercado do bem. Em um imóvel alugado você não pode investir muito em melhorias ainda que a mesma venha a beneficiar você e sua família.

Ter um imóvel próprio, pode vir a gerar uma renda extra, porque mesmo que você não deseje morar de imediato no seu imóvel, você pode optar por aluga-lo e ampliar os seus ganhos..

Isso traz boas vantagens, pois se o imóvel ainda estiver sendo quitado, o valor do aluguel pode vir a cobrir com as parcelas a serem pagas anulando gastos do seu orçamento, mas se o imóvel estiver quitado, é mais uma renda extra considerável a ser analisada.

Quando você tem um imóvel próprio você tem a segurança de não ficar sem moradia em momento difíceis, diante do desemprego, ou de dificuldades financeiras, é difícil manter o equilíbrio. As diferenças de alugar ou comprar um imóvel são realmente bem grandes .

Alugar ou comprar um imóvel – Continue lendo – O Blog do Consorcio

Alugar ou comprar um imóvel, veja algumas formas de aquisição.

  • Principais formas de aquisição de um imóvel.

O principal apontamento de muitos a favor do aluguel é que o custo de um financiamento imobiliário é extremamente alto divido aos juros altos, que realmente não valem a pena.

Entretanto, esse argumento não é tão sólido quanto pode parecer, pois as opções para financiar são variadas e o valor de um aluguel pode ser bem mais alto ao da prestação de um consorcio ou até mesmo do financiamento.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BC), o financiamento de imóveis tem as taxas de mercado entre 0,94% e 1,75% a.m. Isso pode gerar uma taxa de 11,87% a 23,17% ao ano. Investir o seu dinheiro em algum fundo de renda fixa é mais vantajoso, pois ele gera um lucro em vez de juros a pagar.

Mas existem outras opções entre alugar ou comprar um imóvel.

O financiamento com taxas reguladas, é controlado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que tem juros inferiores de 0,57% a 0,9% ao mês, fixados pela TR (taxas referenciais de juros). Já para o consórcio tem custos efetivos mais baixos que os juros do financiamento imobiliário.

No consórcio você não pagará juros, apenas taxa administrativa que será calculada no total de valor de crédito contratado.

Análise com calma qual dessas formas mais se adéqua a sua realidade, e veja qual a melhor forma para começar o seu investimento.

Saiba mais sobre alugar ou comprar um imóvel, leia as próximas matérias do O Blog do Consórcio, em breve falaremos sobre mercado imobiliário e e taxas de juros, assine a nossa newsletter e acompanhe os nossos artigos.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *