Planejamento Financeiro

10 Principais Dicas para Comprar um Imóvel

10 principais dicas para comprar um imóvel

Comprar um imóvel é o sonho de muitos brasileiros, e no cenário atual, este sonho pode se tornar realidade e pode ser um ótimo momento para realizar este sonho, afinal de contas, o mercado imobiliário está bem mais flexível á negociações após a crise financeira, comprar um imóvel é mais simples quando se trata do modelo atual de economia.

É preciso fazer um planejamento financeiro para poder aproveitar as vantagens do mercado para comprar um imóvel, aonde você deve prestar atenção para não ser pego de surpresa no futuro com algo desagradável.

Por isso, no artigo a seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar para um planejamento para você comprar um imóvel e também adquirir a sua casa própria. Confira a seguir.

Monitore as suas despesas

O planejamento financeiro pessoal, é uma tarefa muito complexa, mas que você precisa ter o controle de quanto você ganha e saber rigorosamente quais são as suas despesas totais mensais, para não se atrapalhar você a comprar um imóvel.

Coloque o seu salário e as suas rendas extras em uma planilha, ordenando todos os gastos, do menor ao maior, de acordo com a prioridade.

Aonde dessa maneira você consegue se organizar melhor, consegue ter uma ampla visão sobre como você está administrando o seu dinheiro e o que você pode economizar e cortar gastos.

Muitas vezes quando mantemos uma planilha de gastos mensais, conseguimos observar que na maioria das vezes, aonde gastamos mais é justamente nas menores coisas.

Para comprar um imóvel devemos saber também que os gastos desnecessários farão nos distanciar do nosso objetivo principal.

Pesquisas de compra

Tanto para o planejamento financeiro pessoal, quanto para a compra de um imóvel, essa dica será muito útil.

Compare todos os benefícios e valores do imóvel ou bem que deseja adquirir, realizando uma pesquisa cautelosa e com detalhes, pois não é algo que se pode comprar por impulso.

É possível designar quais os melhores valores e negócios, fazendo essa pesquisa e comparações, para que você não venha cair em nenhuma cilada ou até mesmo pagar um valor que não corresponde ao bem desejado.

As pesquisas de preços em relação as finanças pessoas, pode te ajudar a comparar e encontrar as melhores promoções, o que pode fazer você economizar bastante para comprar um imóvel, e dessa forma quanto mais dinheiro você economizar, mais rápido você pode adquirir o seu bem imóvel.

Compras à vista

Para realizar compras à vista, você conta com três grandes benefícios, o primeiro é que você evita as compras por impulso, evita também os gastos excessivos, você ainda pode contar com os benefícios de excelentes descontos.

Essa dica é o seguinte, se você tem o dinheiro naquele exato momento, pode significar que mão seja a hora de comprar, ou pelo simples fato de que você precisa pensar melhor se aquilo mesmo que você quer comprar vai ser necessário.

Apesar disso, um grande benefício é que muitos estabelecimentos oferecem grandes descontos quando você paga a sua compra à vista- principalmente se for em dinheiro- do que passar cartão de débito ou de crédito.

Metas

Traçar metas é um passo muito importante para aqueles que pensam e também planejam de comprar um imóvel, pois aqueles que sonham devem começar a planejar, pois apenas sonhar e ter o objetivo não é suficiente, se você traçar metas, elas podem ir se tornando mais fáceis de visualizar e permitem que você veja quanto falta para a sua conquista da casa própria.

Consequentemente, sempre é muito bom ter uma base de estimativas de quanto você vai precisar poupar a cada mês e de qual valor você vai precisar para dar entrada no seu imóvel, por isso é muito bom seguir as metas para que você tenha sucesso em comprar um imóvel.

Planejamento Financeiro

Você precisa ser cuidadoso ao se planejar para comprar um imóvel, traçando metas e objetivos, essa é uma das etapas mais importante do processo para a compra do seu bem imóvel.

Pois quando você acredita muito e fica bem otimista com algo, e quando chega o momento esperado começa a perceber que nada daquilo que você imaginou e pensou irá acontecer, assim você não terá uma experiência positiva para comprar um imóvel.

Tente considerar um valor um pouco mais baixo do que o previsto, sempre que for para traçar suas metas e fazer o seu planejamento financeiro.

Desta forma, se você conseguir estipular uma meta de guardar mil reais por mês, faça uma meta considerando planos apenas com 10% a menos desse valor.

Por fim, não podemos contar com 100% do valor total o tempo todo, pois não temos como saber quando vai ocorrer alguma emergência e teremos que utilizar o dinheiro.

Gaste apenas com o necessário

Você deve sempre analisar as compras de um angulo diferente, se você realmente precisa de uma calça jeans nova? Ou então, você precisa mesmo comprar um celular novo sendo que o seu celular funciona perfeitamente?

Para vivermos e sermos felizes, não precisamos de tantas coisas, apenas do que é necessário para vivermos bem. Pare e pense sempre que você decidir comprar algo por impulso, veja se é realmente necessário isso para você no exato momento. Pense bem se não vale a pena guardar esse dinheiro para comprar um imóvel?

Poupe sua renda

Desde já comece a se habituar com as parcelas que você terá que pagar durante o seu financiamento ou o seu consorcio para o imóvel, economizando da sua renda 30% todo mês.

Esse hábito financeiro é algo saudável e que é muito útil no futuro, ele te ajudará com todos os itens anteriores também.

Sobre os investimentos procure saber

No planejamento financeiro pessoal, investir também faz parte dele. Com isso você pode investir a sua renda e aumentar parte dela, em algum fundo financeiro afim de aumentar a lucratividade para comprar um imóvel.

Sobre as movimentações do mercado, você deve ler bastante e discutir sobre o assunto com algum profissional que entenda. Para começar no seu investimento, você deve começar com uma opção menos ariscada, depois você pode ir evoluindo conforme for aprendendo e se sentir seguro.

Opções de Consórcio

Quando queremos comprar um imóvel, a primeira opção que muitas vezes vem a nossa cabeça é fazer um financiamento imobiliário. Entretanto, além do financiamento existe uma outra boa opção para o investimento imobiliário, como por exemplo o consorcio imobiliário, que é muito mais vantajoso por não haver juros.

Para a aquisição do consorcio imobiliário, você não tem a necessidade de dar o valor de entrada para comprar um imóvel. Você já entra no grupo pagando suas parcelas normalmente, mês a mês, para a administradora escolhida para gerir o seu fundo, e quando for sorteado, pode utilizar o valor da carta de crédito escolhida para comprar o bem desejado.

A vantagem do consórcio, é que as taxas de administração nem se comparam com as taxas a serem cobradas de juros em um financiamento. Você ainda pode utilizar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), aonde ele te permite dar um lance no grupo, para concorrer a contemplação para retirar o valor da carta de crédito.

Cartão de crédito

Aconselhamos o pagamento de suas compras à vista, mas não podemos descartar a possibilidade de utilizar o cartão de crédito, mesmo que ele seja visto como um grande vilão para aqueles que querem poupar e ter um planejamento financeiro pessoal.

Entretanto, quando se utiliza da maneira correta, o cartão de crédito pode ser um ótimo benefício para o cliente. Mas antes de tudo, verifique no mercado, todas as opções de taxas oferecidas pelos bancos antes de fazer um cartão.

Alguns bancos atualmente possuem taxas muito baixas, e alguns até não possuem taxa de cobrança de anuidade.

A possibilidade de acumular milhas para viagens e efetuar compras parceladas sem juros, também é uma vantagem e benefício do cartão de crédito. Mas você deve tomar muito cuidado, não deve sair comprando tudo o que não for necessário para não atrapalhar você a comprar um imóvel.

A compra do tão sonhado imóvel é possível, contanto que haja um bom planejamento financeiro pessoal, com controle e foco nos objetivos.

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *