Consórcio de Construção

Consórcio para Construir: Taxas e Funcionamento

Consórcio para Construir

Consórcio para Construir: Critérios a Serem Analisados

No artigo de hoje citaremos os principais pontos a serem analisados para quem vai adquirir um consórcio para construir.

E as etapas desta valiosa solução financeira, citarei também o tempo de resposta referente a analise das documentações relacionada as administradoras. As etapas apresentadas neste artigo sanaram muitas de suas dúvidas mais frequentes.

O consórcio para construir tem ganhado grande força após a crise, com a elevação da taxa de juros o acesso ao empréstimo e ao ConstruCard foi dificultado, o consórcio entrou e supriu os demais financiamentos e empréstimos.

Pontos a serem analisados:

Consórcio para Construir: Taxa administrativa

A taxa administrativa é o primeiro ponto a ser analisado, as empresas administradoras seguem regras de percentual de taxas desenvolvidas para a obtenção de lucro referente a administração dos grupos de consórcio, dentre as taxas do consórcio para construir estão:

[ul type=chart]

  • Taxa de administração
  • Fundo de Reserva
  • Fundo comum
  • Seguro de vida

[/ul]

Certifique-se de que a administradora contratada é autorizada a administrar serviços de consórcio para construir, neste link de administradoras autorizadas do site do Banco Central do Brasil, você encontrará todas as informações que precisa.

Verifique neste outro link sobre  administradoras mais reclamadas, estas informações também estão contidas no site do Banco Central do Brasil e darão a você um boa base sobre as piores administradoras do mercado.

Consórcio para Construir: Valor da construção

O crédito necessário para efetuar a construção é estipulado pelo contratante do consórcio no inicio das negociações, o valor indicado será atribuído após contemplação, mediante a apresentação de documentações para analise de crédito e documentações do terreno ou imóvel a ser construído que entrarão como garantia.

Consórcio para Construir: Etapas de Analise de Crédito

A analise de crédito do consórcio para construir pode ser um procedimento árduo e burocrático, caso o consorciado não tenha o devido respaldo, não é como alguns consultores citam no inicio das negociações, que todas as analises findam em um período máximo de 10 corridos, caso o cliente não tenha um consultor qualificado para orienta-lo após o momento de contemplação, de fato trará ao certos aborrecimentos que podem e dever ser evitados.

Para cada tipo de análise, as administradoras levam cerca de 48hs a 72hs para retornar uma resposta ao consorciado.

Segue abaixo o fluxo de etapas referente a analise de crédito e tempo de resposta para cada operação realizada:

[ul type=arrow-right-3]

  • Pagamento do lance. (Em Até 24hs)
  • Análise financeira e documental após baixa de pagamento do lance. (Em Até 48hs)
  • Análise documental do terreno ou imóvel, assim como as certidões, após analise financeira e documental. (Em Até 48hs)
  • Avaliação do terreno ou imóvel, após análise documental do terreno ou imóvel. (Até 72hs)
  • Registro de contrato em cartório para liberação do crédito concedido, após avaliação da administradora. (Em Até 48hs)

[/ul]

Somando todas as etapas mencionadas acima, somente o tempo de resposta das administradoras girá em torno de 200 horas no total referente a todos os processos de análise ou seja, 10 dias úteis, caso haja alguma pendência documental durante este trâmite, a administradora retorna ao consultor ou ao consorciado via email citando quais documentos foram pendenciados para que sejam regularizados e enviados novamente o quanto antes!

Afim de retirar os valores do consórcio para construir o quanto antes.

É exatamente por este motivo que alguns consumidores tem experiências negativas em relação ao consórcio para construir, pois de fato se o consultor/vendedor contratado não for um especialista qualificado para atender a esta demanda, o cliente ficará perdido em todo este processo.

No caso de haver saque do FGTS para composição de valores do lance, será necessário efetuar uma averiguação junto a administradora já que, a grande maioria das administradoras não efetuam o saque do FGTS para os consorciados, acompanhe ainda neste artigo sobre como é realizado o saque do FGTS.

Consórcio para Construir: Construção em andamento

Esta é uma das dúvidas mais esclarecidas em meus atendimentos via contato telefônico, email ou WatsApp e até mesmo atendimento presencial, pois muitos consumidores já possuem terrenos com obras em andamento. E precisam utilizar o recurso contemplado no consórcio para finalizar a construção da tão sonhada casa nova.

No modelo de consórcio para construir o seu imóvel, é perfeitamente possível que o consorciado contemplado termine a obra já em andamento com os valores concedidos pela administradora, neste caso, é indispensável efetuar uma atualização de escritura para que o imóvel seja avaliado já com a parte construída, com a atualização da escritura o consorciado pode requerer um valor maior do consórcio contratado caso necessite além da avaliação efetuada ser maior.

Consórcio para Construir: Começando a construção do zero

Este fato é de extrema importância, pois no entendimento da maioria dos clientes os valores captados podem ser utilizados para compra do terreno e construção total ao mesmo tempo.

As administradoras trabalham da seguinte forma, o consorciado contemplado pode usar os valores para compra do terreno ou conclusão da obra, há algumas administradoras que atuam de forma diferente e permitem utilizar 50% dos valores para aquisição do terreno e mais 50% para conclusão da obra.

Vale a pena se ater a esta questão, pois muitos consultores que vendem consórcio para construir não entregam estas informações aos clientes!

Consórcio para Construir: Saque do FGTS

Aqui está uma excelente funcionalidade do consórcio para construir a sua casa, alias um benefício extraordinário á quem adere a este tipo de financiamento imobiliário e o emprega para ajudar o processo de contemplação, o consórcio permite que o consumidor utilize este importante fundo para ofertar lances e quitar parcelas de ordem direta ou inversa, o processo de amortização se diferencia entre as administradoras.

As administradoras não efetuam o saque do recurso de FGTS, elas indicam um agente financeiro no qual tenham contrato jurídico pré estabelecido, o consorciado por sua vez paga uma taxa por este serviço, um dos agentes financeiros mais requisitados do mercado é a Cia hipotecária COBANSA, este agente financeiro é responsável pelo saque de FGTS de grande parte das administradoras de consórcio do Brasil.

Consórcio para Construir: Terreno

A documentação do terreno ou imóvel deve estar devidamente regularizada, muitos consumidores não se atém a documentação do bem antes de entrar no consórcio, após a contemplação o processo de liberação dos recursos pode demorar além do limite estipulado caso algum documento esteja irregular.

Por isso caso haja alguma pendência ou irregularidade na documentação, estabeleça um tempo hábil para solucionar esta questão antes da contemplação.

Com base nos processos que realizamos em nossa empresa de consultoria de consórcio, quando a documentação do consorciado assim como a documentação do terreno ou imóvel estão em dia, o processo leva em torno de 20 dias úteis para liberação dos recursos do consórcio para construir rapidamente.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o consórcio para construir, continue lendo os artigos do O Blog do Consórcio, em breve falaremos sobre fundo de reserva e administradoras de consórcio para construir. Assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações diárias.

Compare este artigo com outras opções de consórcio:
Consórcio de reforma e construçãoCompare Aqui
Qual o melhor consórcio de imóveis do mercado?Compare Aqui
Qual a média de lance para ser contemplado em consórcio imobiliário?Compare Aqui
Consórcio contemplado tem reajuste?Compare Aqui
Consórcio de imóveis barato, existe?Compare Aqui
Consórcio de Carros Usados 🚗Compare Aqui

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *