Consórcio de Imóveis

Consórcio Imobiliário, dicas importantes

Consórcio imobiliário, você sabe o que é?

O consórcio imobiliário é um ótimo investimento, um consórcio imobiliário custa bem menos do que um financiamento, entenda!

O consórcio de investimento imobiliário é cada vez mais procurado pela maioria dos brasileiros, uma solução financeira que vem se destacando a cada dia, por facilitar a aquisição de imóveis através dos seus planos sem juros, e que se adaptam ao perfil de cada cliente.

O consórcio imobiliário é organizado?

Sim, aos grupos de consórcio são bem organizados e regulamentados pelo Banco Central do Brasil, o consórcio funciona como autofinanciamento é formado por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se juntam para promover um fundo comum com o intuito de aquisição do bem comum relacionado ao grupo.

Consórcio imobiliário é gerenciado por uma administradora?

Sim, o grupo de consórcio é gerenciado por administradoras ou instituições financeiras. Este tipo de compra gera uma forma mais sustentável para a compra do bem por não ter juros, assim incentivando o consumo e o planejamento racional e econômico.

Conheça a seguir alguns benefícios que este tipo de financiamento pode oferecer a você e saiba mais o porquê essa é uma excelente alternativa para aqueles que desejam adquirir um imóvel.

O investimento de consórcio imobiliário se faz uma alternativa ideal para aqueles que não possuem o montante necessário para dar de entrada e um financiamento, ou até mesmo ter o valor disponível para realizar a compra à vista, pois o valor escolhido para a compra do seu imóvel é parcelado integralmente, não são cobrados valores de entrada, exceto em alguns casos

No consórcio imobiliário existe algum tipo entrada?

Algumas administradoras e instituições financeiras antecipam uma porcentagem para adesão a entrada do grupo de consórcio, que pode variar conforme a administradora, este valor pode varias entre 1% e 4% em média. Há também algumas administradoras que não cobram taxa de adesão ao plano.

O FGTS pode ser utilizado como lance no meu consórcio imobiliário?

Sim, o FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser utilizado para oferta de lances, quitar o saldo devedor, ou até mesmo amortizar as suas parcelas. Pode ser utilizado também para abater o saldo devedor do imóvel.

Consórcio imobiliário x Contemplação.

Existem duas formas para a contemplação, que se dão através de sorteios ou de lances. Para aqueles que não tem pressa para retirar o bem, podem esperar pela sorte, mas já para aqueles que não querem esperar, podem optar por dar lances.

É permitido o uso do FGTS para dar lance também em alguns planos de consórcio, varia de cada administradora, aonde pode-se também utilizar uma porcentagem da sua própria carta de crédito, aonde é chamado de lance embutido.

Se o lance ofertado não for o lance contemplado, o consorciado não precisa dispor o valor oferecido para pagar o lance, podendo ofertar todo mês até ser contemplado.

Consórcio imobiliário x Juros

No sistema do consórcio, não são cobradas taxas de juros, igual os bancos cobram, a única taxa cobrada, é a taxa de administração, que é diluída no total do seu plano. Isso se dar em razão do grupo ser autofinanciado.

O custo final tende a ser menor, bem como o valor das parcelas mensais também, tornando essa modalidade de consórcio uma ótima opção e muito mais econômica para a compra da sua casa própria.

Consórcio Imobiliário x Planos

As administradoras de consórcio são empresas que tem investido muito na diversidade de seus planos e seus prazos, aonde possibilita que os participantes escolham o melhor de acordo com o seu perfil.

É possível definir o valor da sua carta de crédito, de acordo com o imóvel que você pretende comprar, com as parcelas mensais de acordo com o tempo limite para a aquisição do bem.

Essa maleabilidade faz com que o consorciado se planeje, estruturando os seus planos de acordo com o seu orçamento e com o incentivo ao consumidor responsável.

Consórcio Imobiliário x Uso do Crédito

Quando o consorciado já estiver contemplado, com a carta de crédito disponível, ele tem a liberdade de utilizar o valor da carta de crédito no que ele desejar, desde que o bem desejado esteja na categoria de consórcio escolhido.

O consorciado pode optar por imóveis residenciais ou comerciais, eles sendo novos ou usados. É possível também utilizar a carta para adquirir terrenos ou usar a quantia disponível para construir e reformar.

Para aqueles que possuem imóveis financiados, o consórcio permite que ele utilize a carta de crédito para quitar a sua dívida com o financiamento.

  • Sem burocracia

A principal característica do consórcio, é que ele não tem que passar por tanta burocracia como em um financiamento. Quando uma pessoa quer adquirir uma cota de consórcio imobiliário, na maioria das administradoras, não é preciso comprovar renda, o que se torna uma oportunidade muito boa para quem não trabalha formalmente.

Quem fiscaliza o consórcio Imobiliário?

O Banco Central do Brasil é o órgão fiscalizador das administradoras de consórcio, pois ele tem a autoridade para normalizar e fiscalizar as administradoras de consórcios, com o intuito de preservar os integrantes do grupo.

Todos os contratos gerados pelas administradoras para os consorciados são regidos pela lei 11795/08, desta forma podemos garantir a segurança necessária para fechar um negócio envolvendo um valor alto, mas você deve prestar atenção, devem sempre verificar se a empresa é credenciada pelo BC (Banco Central) antes de assinar qualquer contrato para aquisição de cotas de consórcio.

Quando você faz um consórcio de investimento imobiliário, você está assumindo um compromisso de poupar para poder adquirir a sua casa própria, aonde ele é uma alternativa para aqueles que não tem disciplina para economizar e uma ótima ferramenta para aqueles que gostam de investir.

Como uma carta de crédito, equivale a um pagamento a vista, existe um maior poder de negociação quando for realizar a compra, aonde poderá render bons descontos.

Essa é uma modalidade muito vantajosa para aqueles que tem a possibilidade de se planejar e de se organizar financeiramente.

Já para aqueles que desejam adquirir o seu imóvel com urgência, o mais indicado é procurar ofertar lances mais altos, afim de acelerar a sua contemplação.

Se você quiser ter mais informações sobre o consórcio imobiliário, continue lendo os artigos do O Blog do Consórcio, em breve falaremos sobre taxa administrativa e consórcio para construção. Assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações diárias.

 

Boa sorte na contratação do seu consórcio.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *