Consórcio de Imóveis

Consórcio de Imóvel usado: Como Funciona?

Consórcio de Imóvel Usado

Saiba como funciona o consórcio de imóvel usado.

Se você pensa em fazer um consórcio de imóvel usado, tire todas as suas dúvidas em relação a essa modalidade para aquisição de bens.

O sonho de comprar o seu bem como uma casa própria pode ser mais fácil por meio do consorcio de imóvel.

O consórcio tem se destacado cada dia mais como uma modalidade de pagamento para aquisição de bens com altos valores, é um investimento considerado muito econômico em comparação as outras opções de crédito, já que nele não existem juros.

Consórcio de imóvel usado – Veja as Vantagens – O Blog do Consórcio

O consórcio e imóvel usado tem relação direta com o possível proprietário, a maioria dos adquirentes de imóveis usados escolhem o tipo de imóvel conforme localização e suas necessidades.

Abaixo mais explicações sobre o consórcio de imóveis usado.

Consórcio:

É um grupo de pessoas físicas ou jurídicas gerenciados por uma administradora, que tem a mesma finalidade de compra, aonde suas parcelas são pagas mensalmente referente ao valor do bem que deseja.

O dinheiro investido pelos participantes mês a mês, permite que a administradora contemple no mínimo um dos seus integrantes todo mês nas assembleias, aonde o valor contemplado no consórcio de imóvel usado, é disponibilizado para a compra do bem.

Todo mês ocorre da mesma forma, até que todos os integrantes do grupo do consorcio de imóvel sejam contemplados, e retirem a sua carta de crédito. As parcelas que mantém o grupo, aonde ele é autofinanciado, por esse motivo que não existem juros no consorcio de imóvel, só existe a taxa de administração.

Quando a pessoa pensa em fazer um consórcio, ela tem que decidir se vai fazer um investimento para consórcio de imóvel ou para automóvel, pois se fizer um consórcio de imóvel usado, não servirá para compra de um automóvel pois a carta de crédito de bens imóveis não é válida para bens móveis.

Conheça mais das modalidades abaixo.

Consórcio de imóvel usado:

Para aqueles que planejam comprar uma casa ou apartamento próprio, pode optar por uma ótima maneira que é o consorcio de imóvel, essa é uma maneira de pôr o seu planejamento em prática.

Para essa modalidade de consórcio de imóvel usado, você pode adquirir casa ou apartamento, tanto novos quanto usados, terrenos, utilizar o valor para construir ou reformar.

Essa é uma forma muito fácil de aquisição, pois o consorciado escolhe o valor do crédito e quando contemplado pode escolher o bem desejado de acordo com o valor da carta de crédito, claro que na categoria de consorcio de imóvel usado, aonde você poderá  escolher qualquer uma das opções para utilizar essa carta de crédito.

Consórcio de automóveis:

Para aqueles que querem adquirir o seu primeiro carro, o consorcio de automóveis é uma ótima alternativa. O cliente tem a opção de escolher apenas o valor do veículo que pretende adquirir, aonde essa quantia vai ser dividida pela administradora num prazo escolhido.

Quando o consorciado for contemplado, o valor da carta de crédito a ser recebido, só pode ser utilizado para comprar automóveis, como por exemplo, carro, moto, caminhão, entre outros.

Temos uma dica muito importante, o consórcio de automóveis tem reajuste anual sobre o IGP-M, no site do Banco Central do Brasil você pode conferir tudo sobre este índice, inclusive efetuar cálculos para se integrar mais sobre o assunto.

Vantagens de um consórcio:

Adquirir um consórcio de imóvel, é uma ótima opção para aqueles que gostam de planejar e pensar no futuro, é também uma ótima alternativa para aqueles que não pretendem ter que pagar taxas e juros que os bancos cobram por não possuir o dinheiro para pagar o bem a vista. Veja a seguir as vantagens de adquirir um consorcio de imóvel.

Juros:

No investimento de consórcio de imóvel usado e também no de automóvel não são cobradas taxas de juros, pois as contemplações ocorrem com o dinheiro do fundo de caixa do próprio grupo, a única porcentagem que é cobrada, é a taxa de administração, aonde ela é diluída no total do prazo do grupo.

Vamos ver nesse exemplo, se o prazo total de um grupo de consorcio de imóvel for de 180 meses, a taxa de administração sendo um total de 20%, a taxa mensal cobrada será de 0,1111% ao mês.

Entrada:

No consórcio de imóvel, não é preciso dar entrada, pois o valor da carta de crédito escolhida é totalmente parcelado no total do plano. O dinheiro que o cliente teria que utilizar como entrada como por exemplo no financiamento, ele pode utilizar para dar lances e acelerar a sua contemplação.

Forma de poupança:

O consórcio de imóvel para algumas pessoas é comparado com uma poupança, aonde ele é “obrigado” a guardar todo mês um valor estipulado até poder retirar o valor da carta de crédito.

Como o consorciado tem que todo mês “guardar” o dinheiro da sua parcela, ele cria o habito de poupar, aonde consegue conquistar vários objetivos, o que é um grande benefício para o bolso do cliente.

FGTS:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para dar lance no consórcio de imóvel, ou até mesmo pode ser utilizado para quitar algumas parcelas.
Como fazer a aquisição do Consórcio de Imóvel?

Para obter uma cota em um grupo de consórcio de imóvel, você precisa procurar uma administradora de consórcio, e escolher o valor de crédito que deseja, de acordo com o bem que deseja. De acordo com a administradora escolhida, você pode entrar em um grupo em formação ou em um grupo que já esteja em andamento, dependendo se o grupo tiver vagas disponíveis para aquisição.

Escolha o bem que você pretende adquirir, pois na hora de entrar em um grupo de consórcio de imóvel, você vai ter que analisar o total do prazo do grupo, e o valor das parcelas, aonde você pode escolher a melhor de acordo com o seu perfil.

No portal do FGTS você encontrará mais informações sobre os requisitos para utilização do fundo, acesse e confira na integra.

Contemplação:

No investimento de consórcio de imóvel, você tem duas formas de ser contemplado. A primeira opção para a contemplação, é por meio de um sorteio que ocorre todo mês, com todos os participantes do grupo.

A outra forma de adquirir sua contemplação é por meio de lances. O lance é a quantia que o participante tiver disponível para ofertar para tentar adquirir o bem de forma mais rápida. Os critérios para o lance, está descrito no contrato de acordo com cada administradora.

Lembre-se, para concorrer em qualquer uma das modalidades, o consorciado tem que estar com todas as suas parcelas em dia.

Consórcio de imóvel usado – Continue lendo- O Blog do Consórcio

Após a contemplação:

Após a contemplação, o consorciado tem disponível o valor da carta de crédito escolhida, que pode ser utilizado para adquirir qualquer produto do consorcio escolhido, ou até mesmo quitar um financiamento da mesma categoria.
Uma coisa importante é você saber que deve ficar atento as regras de cada administradora, para ter a certeza que é possível adquirir o bem desejado.

Fazer um investimento de consorcio usado é uma maneira prática e simples, aonde a formação do seu patrimônio estará sempre segura. Se o cliente optar, ele pode adiantar parcelas ou até mesmo se tiver condições, quitar o saldo devedor.

Pense com calma e análise qual é a melhor administradora para gerir o seu bem, pois é um investimento que você faz para o futuro.

Ficarei feliz em ajudar você neste passo tão importante! caso haja alguma dúvida, por favor não exite em me contatar 🙂

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *