Consórcio de Apartamento, Consórcio de Construção, Consórcio de Imóveis

Consórcio de Imóvel, Construção e Apartamento

Consórcio de Imóvel, construção e apartamento

Entenda sobre, Consórcio de Imóvel, construção e apartamento.

Mais um artigo completo para você sanar algumas das suas principais dúvidas e entender melhor sobre fatores e características do consórcio imobiliário.

A família brasileira sonha com a casa própria e conseguir um financiamento pode não ser um processo tão simples, já que exige uma série de garantias e impede a realização de muitos sonhos, o sonho da casa própria.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

Consórcio de Imóveis – O Blog do Consórcio

O Consórcio de imóvel entrou para suprir muitas destas necessidades.

Como conseguir comprar a casa dos sonhos hoje em dia? O mercado financeiro oferece formas de comprar um imóvel e cada vez mais popular o consorcio de imóvel aparece entre as opções, porque oferece vantagens ao comprador e o melhor de tudo é que há diferenças contratuais entre o financiamento e o consórcio.

Você sabe a diferença entre as modalidades financeiras de aquisição de imóvel? Separamos um breve resumo do que é cada uma das operações financeiras inclusive o consórcio de imóvel, veja:

Consórcio Imóveis – O Blog do Consórcio

Financiamento de imóvel o que é?

No Brasil é uma das formas de compra mais antigas, onde um banco empresta um valor determinado especificamente para comprar imóvel, o valor é acrescido de juros sobre juros que por sinal pode corresponder quase duas vezes o valor do imóvel, no saldo final.

O valor da mensalidade não pode comprometer mais que 30% da renda da família, por isso há limite de compra de imóvel.

Fora isso, a compra do imóvel é quase que imediata após a aprovação do crédito.

Consórcio de imóvel o que é?

O consórcio de imóvel é a reunião de pessoas, que podem ser pessoa física ou jurídica, com o mesmo propósito de comprar um bem imóvel, construir ou reformar, para isso conta com uma administradora que usa os valores mensalmente pagos por seus consorciados para que os contemplados façam a aquisição do dobem.

O bem é entregue através de carta de crédito, onde pós contemplado o consorciado busca o imóvel dos sonhos.

A administradora de consórcios tem obrigações em manter o grupo saudável por isso é cobrado taxas de administração e fundo de reserva como exemplo.

A administradora contempla um número de consorciados mensais e asseguram que todos recebem o seu bem imóvel até fim do pagamento.

Vale a pena lembrar que caso o integrante esteja inadimplente com as suas parcelas, não participará de assembleias mensais do consórcio de imóvel.

Consórcio para Imóveis – O Blog do Consórcio

Características positivas e negativas do financiamento

A aquisição de um imóvel deve ser pensada com cautela, pois será uma compra com pagamento por muitos anos, então é necessário ficar atendo a forma com que investe o seu dinheiro.

Principalmente sobre a taxa de juros que se elevou muito nos últimos anos.

Características positivas do financiamento

  • A aquisição do bem é quase que imediata

Características negativas do financiamento

  • Juros alto
  • Alienação de bem, impedindo uma venda caso necessário
  • Valor total pago corresponde quase 2 vezes o valor do imóvel
  • Ações de desapropriação quando não pago
  • Limite de valor

Em resumo o financiamento é interessante apenas para quem tem pressa de comprar a casa própria e não se importa muito com o valor final pago do financiamento do imóvel.

O processo é bem simples, basta ir ao banco da sua preferência e fazer uma análise de crédito, quando aprovado providenciar a documentação e poucos dias já poderá entrar no seu novo imóvel.

Outro investimento que tem crescido muito é o Consórcio de Imóvel conforme citado acima, o processo de compra é bem diferente do cenário que todos estão acostumados a ver.

Consórcio de Apartamento – O Blog do Consórcio

Características positivas do Consórcio Imóvel

A casa própria é o sonho da família brasileira e não deve ser um pesadelo, comprar uma casa é um passo muito sério e deve ser pensado com cautela, principalmente na parte financeira, já que necessita de muitos recursos para ter e manter o seu bem.

 Características positivas do Consórcio Imóvel

  • A compra é facilitada
  • Não há juros
  • Aplicação do dinheiro
  • Você escolhe o valor do imóvel
  • Oferecer lance para aumentar as chances de contemplação que significa a compra do imóvel.

Devemos pesar o que é melhor e tomar a decisão do que é mais vantajoso, o consórcio de imóvel é uma modalidade que tem crescido muito por oferecer mais vantagens que o financiamento.

O único pesar da modalidade para compra do seu imóvel é que o processo de compra não é imediato, mas as pessoas estão preferindo esperar para conquistar a casa própria, pelo fato das vantagens do Consórcio de imóvel serem maiores que qualquer tipo de financiamento.

Você pode fazer a aquisição da sua casa pagando menos possível e a preços justos.

Consórcio de Apartamentos – O Blog do Consórcio

Dicas de como escolher o consórcio de imóvel

Antes de tudo é necessário escolher a administradora, pois isso será fundamental para que a compra seja um sucesso, então veja:

  • Se é credenciada com o Banco Central

Essa consulta impede que pessoas aproveitadoras que usam de má fé para iludir pessoas a conquistar o sonho da casa própria ou do imóvel novo.

Acesse a página sobre administradora de consórcios cadastradas no Banco Central.

Consórcio Apartamento – O Blog do Consórcio

Quando decidir comprar através do consórcio de imóvel é necessário escolher um grupo e cota, cada grupo oferece características diferentes, então fale com o seu vendedor e peça que apresente de acordo com suas necessidades e possibilidades.

  • Leia e siga apenas o contrato

O consórcio de imóvel é bem diferente do financiamento e por isso há um contrato de prestação de serviço por meio da administradora, com obrigações e deveres e nesse documento está tudo o que pode e não pode ser feito por você contratado e pela administradora, não acredite em promessas verbais.

Consórcio Apartamentos – O Blog do Consórcio
  • Saiba qual o método de contemplação

A administradora pode escolher a forma de contemplação, por meio de sorteio realizado pela própria ou por meio da loteria federal, e lances em assembleias ordinárias mensais.

  • Observe as taxas

O valores e modelos de taxas para compra do seu imóvel pela solução financeira de consórcio pode variar conforme a administradora contratada.

  • Saiba como é seu grupo

Cada grupo possui características diferentes, saber a saúde financeira dessa reunião dessas pessoas pode contribuir ou não para compra, procure saber quantos cotistas existem no grupo, sobre o fundo de reserva e taxa de administração.

De fato são informações cruciais para fechamento de um bom investimento de consórcio.

Consórcio de imóvel- O Blog do Consórcio
  • Participe das assembleias de contemplação

Participar da assembleia de contemplação é uma forma de manter-se atualizado sobre o grupo, saber quanto foi arrecadado e quantos poderão ser contemplados entre outras informações, por isso é importante acompanhar, geralmente há dia e hora estipulado para resultado dos sorteios.

As administradoras trabalham também com sistemas online onde o integrante pode acompanhar todo o processo de contemplações na comodidade do seu lar.

Consórcio imóvel- O Blog do Consórcio

Fui contemplado no consórcio de imóvel, o que fazer?

Esse é um dos melhores momentos na vida de qualquer um que inicia no Consórcio de Imóvel, porque durante o sorteio o seu número foi chamado e poderá enfim comprar sua casa própria.

Ou então foi contemplado por meio de lance ofertado, o bom da contemplação por lance é que os valores empregados no lance voltarão como benefício para você em descontos no total das parcelas, é uma amortização que realmente faz diferença.

Um dos motivos para acompanhar a assembleia de contemplação por motivo do sorteio, que faz com que o cotista apresente o interesse ou pague o lance em um período estipulado pela administradora.

Consórcio para imóvel- O Blog do Consórcio

Após pago o lance ou apresentado interesse, o próximo passo é escolher um imóvel novo, você poderá usar os critérios que deseja para comprar sua nova moradia.

Quando escolhida basta falar entregar as documentações do imóvel para analise da administradora, que iniciará o processo de aquisição e você será acompanhado por um consultor imobiliário que ajudará você na compra e realização do sonho da casa própria.

O contemplado ainda tem direito de receber o dinheiro da carta de crédito em espécie, o que possibilita comprar à vista o imóvel, mas para isso é necessário que o integrante aguarde o término do grupo.

Financiamento ou Consórcio – O Blog do Consórcio

Há vários imóveis espalhados pela cidade, certamente há um que seja do seu jeito e se enquadre nas suas necessidades, pode parecer muitos os detalhes da aquisição por meio do consórcio de imóvel, mas pode ser a forma mais vantajosa de conseguir realizar o sonho da casa própria.

O consórcio de imóvel certamente é uma excelente opção para quem não tem pressa de comprar a casa ou apartamento, pagando um valor justo e acessível, o que torna crescente e visível no mercado financeiro.

Em qualquer uma das opções é necessário escolher o banco ou administradora que oferece as melhores vantagens, seja em juros ou taxa, isso irá refletir no seu bolso e no da sua família também.

Você pode obter mais informações conosco, se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto, envie um contato que iremos esclarecer tudo sobre estas questões.

Financiamento ou Consórcios – O Blog do Consórcio

No Consórcio de Imóveis é possível também aumentar o seu patrimônio.

Veja:

Um dos investimentos principais usados pela família brasileira é a aquisição de imóveis, seja ela para aumentar o patrimônio ou mesmo para compra da primeira casa e para conquistar esse imóvel é necessário recurso financeiro.

Além do recurso financeiro é necessário atender uma série de exigências dos bancos ou proprietários dos imóveis e nem sempre temos a disposição os valores pedidos nas propostas e para aumentar o patrimônio há algumas opções financeiras.

O mercado financeiro oferece aos interessados diversas opções para conquistar o primeiro imóvel ou aumentar o patrimônio, consórcio de imóveis é uma das principais opções.

O consórcio pode ser comparado a uma conta poupança coletiva, onde todos os participantes aplicam ou investem e o máximo de pessoas podem iniciar a compra do imóvel.

Consórcio imobiliário – O Blog do Consórcio

Consórcio de Imóveis

O sistema de consórcio é uma das principais opções para quem deseja aumentar o patrimônio imobiliário que cresceu assustadoramente nos últimos anos, mesmo comprar a primeira casa, o consorciado tem algumas opções quando contemplado.

Uma das ideias para aumentar patrimônio é comprar uma nova casa usando a carta de crédito, lembrando que a carta de crédito pode ser usada para um único bem.

Ideias sempre são bem-vindas e uma usada pelos consorciados é receber parte da carta de crédito em dinheiro e como funciona isso? Quando contemplado o consorciado pode usar parte da carta de crédito para quitar a diferença da dívida e receber o valor restante em espécie.

Consórcios imobiliários – O Blog do Consórcio

Ex: tenho uma carta de crédito no valor de R$ 150 mil e já paguei R$ 100 mil e há um saldo a pagar totalizando R$ 50 mil.

Há vários fatores que podem mudar esse cálculo que a princípio pode parecer simples, veja algumas variáveis:

  • Usar um percentual da carta de crédito como lance, uma das práticas que é opcional pelo consorciado oferecer um lance com 25% da carta de crédito, se contemplado usando esse formato o cliente perde 25% da carta que é usado para pagar o lance.

Veja o cálculo: Tenho R$ 150 mil, ofertado lance de 25% da carta, quando contemplado terá disponível R$ 112,5 mil, os R$ 37,5 mil serão usados para pagar o lance.

  • Lance do bolso, quando o cliente oferece um lance do bolso que quando pago pode abater o saldo de duas formas: abatimento nas parcelas ou em parcelas de trás para frente.
  • Sorteado, essa opção é uma das melhores formas de receber a carta de crédito, porque o cliente não precisa desembolsar nada e tem a disposição a carta de crédito.

 

Consórcio para construir – O Blog do Consórcio

Você pode usar a carta de crédito para comprar sua primeira ou nova casa, também pode optar por receber em dinheiro, uma das formas é usar o valor do crédito para quitar o saldo restante.

No início falamos de um saldo devedor de R$ 50 mil, com a carta de credito disponível você pode quitar a dívida e receber a diferença em dinheiro, com por exemplo R$ 112,5 se quitar o débito você terá R$ 62,5 mil em dinheiro para comprar o que desejar.

Consórcio para construção – O Blog do Consórcio

Escolhendo imóveis

Há várias formas de aumentar o patrimônio usando a carta de crédito através do sistema de consórcio, uma delas é a flexibilidade na escolha do tipo do imóvel, ou seja, você pode optar por uma casa nova ou usada.

A flexibilidade se estende a qualquer tipo de imóvel, ou seja, casa ou comercial desde que atenda os critérios para usar a carta de credito para os fins necessários.

A carta de crédito pode ser usada para comprar um terreno por exemplo e usar para construir, mas para isso é necessário cronograma elaborado por engenheiro e outros documentos.

Uma das possibilidades é comprar um imóvel na planta, mas para usar essa opção é necessário que ofereça algum outro bem que atenda as garantias e condições da administradora, assim poderá ter aquele imóvel na planta e aproveitar uma bela oportunidade.

Consórcio de imóveis permite ainda quitar financiamento em andamento, se você pretende se livrar daquela dívida do financiamento imobiliário que se arrasta por anos, e tem valores e taxas de juros abusivos, você pode usar a carta de crédito para quitar o saldo devedor e ficar apenas com a carta de crédito, pagando um valor planejado.

Assembleia de contemplação

A assembleia acontece uma vez no mês em dia e horário estipulado pela administradora do consórcio, no sorteio é apresentado todos os dados financeiros dos grupos e cotas.

A saúde financeira do grupo é muito importante para assembleia conforme citamos acima, pois determinada a quantidade de contemplados no mês, ou seja, quando maior arrecadação melhor é para os participantes, por isso é importante a contribuição em dia.

Consórcio para construir – O Blog do Consórcio

É importante que acompanhe o resultado, você poderá ser contemplado e quanto mais rápido pagar o lance ou ser contemplado por sorteio você pode adquirir seu novo investimento.

Na assembleia de contemplação pode haver variantes, como contemplar cotas com carta de crédito pequena, isso acontece porque o saldo disponível não permite contemplar cotas com altas cartas, então é procurado entre os cotista que tem pago em dia e o contempla, mas isso pode variar de administradora para outra.

Quando contemplado, o que fazer?

Conforme citamos cima citaremos mais alguns detalhes, veja:

A assembleia de contemplação pode ser uma euforia ainda mais quando é contemplado e nesse momento surge o pensamento “o que eu devo fazer? ”.

No momento da contemplação a administradora entrará em contato com o consorciado informando sobre a situação do grupo e cota e que pode escolher o bem que desejar, seja casa nova ou usada, apartamento pronto ou na planta, terreno ou lote.

Há várias opções para quem deseja a primeira casa ou aumentar o patrimônio e gerar nova fonte de renda.

Dicas de consórcio imóveis

As administradoras possuem sistemas e regras diferentes, opte pela que sempre oferecerá melhores vantagens, para ajudar nos separamos algumas dicas, veja:

  • Usar 10% da carta de crédito com despesas de tributos do imóvel, consulte a administradora quais se encaixam nesse requisito.
  • Uso do FTGS, você poderá usar como lance o seu e do cônjuge para aumentar as chances de contemplação
  • Checar a idoneidade da empresa, prevenção nunca é demais ainda mais quando envolve planejamento financeiro, conhecer a empresa é o melhor caminho, além de consultar o Banco Central, veja os órgãos de reclamação e proteção ao consumidor, eles darão uma ideia de qual é a melhor empresa.
  • Cuidado com promessas, leia sempre o contrato de prestação de serviço, nele contém todas os direitos e obrigações.
  • Você pode escolher casa nova ou usada, apartamento pronto ou na planta, terreno ou lote, há diversas opções, lembrando que é necessário deixar algum bem em segurança em alguns casos, vale consultar a administradora.
Consórcio para Reformar – O Blog do Consórcio

Adesão no Consórcio Imóveis

A adesão é por meio de contrato onde as duas partes, administradora e consorciado (cliente), tem direitos e obrigações quanto ao uso dos recursos aplicados pelos cotistas.

Para fazer adesão é necessário procurar uma administradora da sua confiança, faça uma simulação de um valor e veja se a parcela cabe no seu bolso, após isso preencha o formulário de adesão.

Algumas empresas realizam uma pré análise dos dados antes de concluir a adesão do interessado, apenas para saber se o cliente tem possibilidade de receber o bem quando contemplado, geralmente usado com valores muito altos.

A adesão é realizada por meio de um vendedor que apresentará as melhores vantagens de como aumentar o patrimônio pessoal ou realizar o sonho da casa própria.

Consórcio de casa – O Blog do Consórcio

O consorcio tem seus prós e contras, no entendo as vantagens superam e muito, só pelo fato de não pagar quase o dobro no caso de financiamento, que os juros é muito alto.

O consórcio é uma compra planejada para quem deseja uma casa, apartamento ou terreno e não tem muita pressa, ideal para quem planeja casar, aumentar o patrimônio pessoal ou investir dinheiro.

Há muita informação no consórcio, mas você não precisa saber tudo de cabeça, fique tranquilo quando contemplado você será acompanhado por um consultor que esclarecerá suas dúvidas, além de uma central de atendimento quando fizer a adesão do consorcio.

Construir a casa dos sonhos é possível? Consórcio construção: Saiba mais.

O consórcio de construção permite você ter a casa dos seus sonhos, isso e é bem diferente de comprar uma casa, pois no momento que você decide construir a casa será do jeito que você imagina, com medidas, cômodos e tantos outros detalhes.

Há uma série de vantagens em construir, uma delas é construir o cômodo do seu jeito, ou seja, se você quiser um quarto maior, um banheiro mais espaçoso, sobrado, área para churrasco, você pode planejar dentro do terreno do jeito que você desejar.

Claro que há algumas orientações arquitetônicas para que a construção seja segura e atenda as normas de segurança, o consórcio de construção pode realizar o sonho da casa própria e o melhor do seu jeito.

Consórcio casa – O Blog do Consórcio

A carta de crédito pode ser usada em algumas administradoras para ambos os serviços, compra imóvel ou construir, em outras o grupo é especifico para construir, ou seja, que quando contemplado não poderá comprar mais nada que terreno e construção.

Quando a administradora oferece carta de crédito especifica, veja a taxa de administração e compare, porque limitar o uso do crédito faz com que a taxa seja menor, então pesquise bem.

Para ajudar separamos algumas sugestões de como escolher o consórcio, seja imóvel pronto ou construir

Consórcio de terreno – O Blog do Consórcio

Casa para construir VS Casa pronta

Existe vantagens e desvantagens nas duas opções, claro que a família deve pensar e analisar quais são os aspectos mais vantajosos, assim poderá pensar no qual é a melhor opção para você e sua família.

Casa para Construir

Pense que ter uma casa levantada do zero pode atender suas necessidades especificas e a casa ficara do jeito que desejar, isso porque o planejamento é por sua conta.

Mas construir necessita de mão de obra especializada e se você não tem experiência na área procure um engenheiro ou arquiteto, certamente poderá ajudar a encontrar equipe e mão de obra qualificada.

Construir pode demorar um pouco mais que comprar pronta, mas ainda assim é melhor que comprar pronto, pois você sabe a origem de todos os itens usados para levantar o imóvel, além disso a casa é nova.

O valor pode ser menor que adquirir um imóvel pronto, pois tem o fator de comprar ela construída, localização do bairro e valorização.

Casa pronta

Ao comprar uma casa pronta é necessário pesquisar bastante, pois é importante saber como foi construído, quanto tempo tem de construção e também observar a infraestrutura do imóvel, para ver se não há danos ou avarias.

O sonho de construir a casa própria pode ser substituído por comprar pronto, porque é mais rápido, pois tendo o dinheiro em mãos em poucos dias a casa está à disposição para morar.

Claro que ao comprar um imóvel pronto são necessárias algumas reformas para que seja adaptado a estrutura a sua necessidade, lembrando que é importante consultar para saber se o imóvel não tem débitos.

Consórcio de Construção

Após pensar e analisar os pontos a favor e os desfavoráveis e optar pela construção é importante saber alguns detalhes para iniciar o processo de construção.

A primeira coisa é possuir o terreno próprio, caso não possua consulte a administradora, você pode usar a carta de crédito para adquirir o terreno e construir, mas antes será necessário avaliar o local.

Após definir a localização do terreno é necessário que o consorciado apresente o projeto do imóvel assinado por um arquiteto ou engenheiro junto com um cronograma da obra.

O cronograma é a parte mais importante no consórcio de construção, porque é através dele que será realizado os pagamentos, então acompanhe todos os processos e converse com o arquiteto ou engenheiro, lembrando que também no decorrer da construção a administradora poderá vistoriar para saber se está de acordo com o cronograma a construção.

Consórcio Materiais de Construção – O Blog do Consórcio

O não cumprimento do cronograma pode implicar na liberação do crédito restante, ou seja, o valor creditado deve ser usado para construir se por ventura a vistoria identificar que não atingiu o padrão, o crédito ficará barrado até que atinja até onde foi creditado o valor.

Alguns desses detalhes de acompanhamento pode variar de administradora para outra, então é importante pesquisar como será realizado o processo de construção, antes de assinar a adesão pergunte ao vendedor.

Ao terminar de construir a casa você poderá usar até 10% para despesas de registro do novo imóvel, por isso é importante planejar muito bem como usar todo o crédito disponível.

Contemplação Consórcio

O consórcio é uma excelente forma de adquirir o imóvel dos seus sonhos, você pode construir, reformar ou comprar ele pronto, mas antes de iniciar qualquer umas das opções mencionadas você precisa ser contemplado.

A contemplação ocorre por meio de sorteio, mensalmente a administradora reúne todos os participantes de um grupo e sorteia as cotas que realizaram o pagamento até o seu vencimento.

O participante é identificado por um número que se chama cota, quando sorteado será por essa numeração, é importante também avisar a administradora sobre mudanças nos contatos, seja e-mail ou telefone, pois assim que contemplado você será comunicado.

A contemplação acontece apenas por sorteio e lance pode ser a qualquer momento enquanto o grupo durar, então se alguém oferecer ou ofereceu uma cota falando quando seria contemplada, não aceite.

O que existe é a compra de cotas contempladas, mas isso é uma transação entre o dono da cota e o interessado, a administradora não comercializa cota contemplada.

Outra situação que é bem comum é a contemplação por lance, ofertar o lance pode aumentar as chances de contemplação, mas não garante a data em que acontecerá. O consorciado poderá planejar a oferta, de três formas:

  • Lance avulso
  • Lance 50%
  • Lance 25%
  • Sorteio

Algumas administradoras contemplam seus participantes seguindo essa linha de lances, geralmente a modalidade avulsa é quando o valor ofertado é diferente de 50 e 25%, ainda há possibilidade de usar 25% da carta de crédito para ofertar como lance.

Existem várias estratégias na oferta de lance que aumentam as chances de contemplação no consórcio de construção, lembrando que para concorrer aos sorteios na assembleia de contemplação é necessário que o pagamento seja realizado até o vencimento.

A Administradora Consórcio Construção

Existem várias administradoras no mercado de Consórcio, antes de escolher procure a que oferece mais vantagens e as melhores taxas, veja as condições dos grupos e pesquise nos órgãos de proteção ao consumidor para saber da idoneidade da empresa e como resolve as situações, porque você ficará vinculado a empresa por 15 anos ou mais.

A duração do consórcio de construção pode ser de até 200 meses, ou seja, cerca de 16 anos, por isso é importante pesquisar uma empresa que ajude e esteja pronta para resolver diante das mais diversas situações.

No momento em que estiver negociando uma cota em algum grupo, pergunte quantos grupos há disponível com o mesmo interesse, porque cada grupo tem características diferentes, algumas dessas características são apresentadas na assembleia de contemplação.

Como o consórcio de construção é algo bem específico vale a pena pesquisar sobre esta modalidade de forma detalhada.

Antes de assinar a adesão ao consórcio para construir leia atentamente o contrato de prestação de serviço, pois nele está descrito tudo o que a administradora é responsável e tudo o que o cliente/consorciado é responsável, assim de forma transparente ambos podem fechar o acordo e criar um relacionamento financeiro duradouro.

Cancelamento do consórcio de construção

O cancelamento não é vantajoso em nenhum momento do consórcio pois a restituição ocorre apenas por sorteio com dedução das taxas administrativas, por isso é importante repensar o cancelamento do consórcio para construção.

Nas assembleias de contemplação todos os valores são usados para entrega das cartas de crédito, logo não sobra valores e para receber o valor pago a administradora realiza um sorteio apenas para os participantes cancelados, os sorteados terão o direito de receber o valor restante com dedução da taxa.

Se você desejar retornar a investir na realização da construção da casa própria, saiba que é possível, fale com um consultor ou corretor especializado em investimentos de consórcio.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, envie para nós teremos o prazer de esclarecer!

Escolher onde morar é possível no consórcio imobiliário?

A casa própria é um dos principais sonhos do brasileiro e parte disso é escolher onde morar, alguns pensam em morar em lugar mais calmo, um bairro ou mesmo cidade, escolher onde quer morar faz parte do processo de realização do sonho.

Consórcio imobiliário permite realizar esse sonho, através de um compra planejada e mais você tem opções para aquisição, não é engessado, apenas deverá aguardar a contemplação.

Se você já tem ou pensa em fazer adesão do consórcio imobiliário, temos algumas dicas e ideias para que realize o seu sonho com mais facilidade e garanta o sorriso da sua família!

Consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é destinado a pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria, mas a carta de crédito é muito flexível na hora da compra, porque você pode comprar uma casa nova, usada ou mesmo apartamento concluído ou na planta.

Também serve para comprar terreno ou lote, essas são algumas das possibilidades do consórcio imobiliário.

No entanto algumas opções requer um bem ou imóvel como garantia, por exemplo: quando contemplado você pensa em comprar uma casa na planta, certamente poderá comprar e aproveitar o preço baixo do imóvel, mas para isso você precisa “hipotecar” sua casa ou bem que corresponda aquele valor, fique tranquilo, no mento de comprar você será orientado pelo consultor imobiliário.

O consórcio é uma das opções financeiras que mais cresce no pais, segundo Jornal O Globo cresceu 41,5% no ano de 2015, ou seja, as pessoas estão realizando o sonho da casa própria de forma fácil e mais acessível.

Diferente do financiamento, que oferece apenas a vantagem do imóvel de imediato quando aprovado o credito, no entanto, a taxa de juros é altíssima, podendo chegar quase dobrar o valor usado para adquirir seu imóvel.

No sistema de consórcio é pago uma taxa de administração que é bem inferior a juros cobrado pelo banco, esse valor é apresentado ao cliente afim de realizar uma negociação financeira transparente.

Conheça algumas opções do consórcio imobiliário

No consorcio imobiliário você pode comprar apenas um bem com a carta de crédito, por isso é importante escolher bem, veja algumas opções:

Casa

Quando contemplado você pode escolher a casa onde quer morar, independente do bairro ou cidade nova ou usada, mas é necessário atender alguns requisitos exigidos para que fique como garantia.

Após a contemplação e pago o lance se necessário, você será instruído a escolher a casa que deseja morar e depois apresentará a administradora, que fará contato para realizar uma vistoria que avaliará se o imóvel está de acordo.

Terreno

O consórcio também pode ser usado para comprar um terreno e usar para construir, para quem deseja realizar o sonho da casa própria e do seu jeito, essa é uma das melhores opções.

Mas comprar o terreno exige um pouco mais de documentos, como vistoria do local onde será construída a casa e para ajudar, se tiver o projeto da construção será ainda melhor para estimar quanto valerá a casa.

A compra também se estende a lote, na maioria dos casos a empreiteira não tem a documentação concluída, porque estão em fase de implementação ou qualquer outra que não realizou a documentação legal separando os lotes.

É muito comum isso acontecer no lançamento e para aproveitar essa oportunidade você pode deixar em garantia uma casa que já possua ou bem equivalente, podendo usar o crédito para investir no lote.

Como funciona a assembleia de contemplação

Se você já faz parte do consórcio ou ainda está pensando em fazer a adesão, você precisa conhecer algumas regras da assembleia de contemplação.

A administradora pode realizar o sorteio por conta ou usar a loteria federal, por isso é importante escolher o método que acha mais confiável.

Na assembleia é fornecido informações do grupo, quanto arrecadou entre outras informações financeiras e quanto mais arrecadação tiver mais contemplados serão.

Obrigatoriamente a administradora deverá contemplar uma pessoa do grupo, mesmo que a arrecadação não seja suficiente para pagar o crédito.

Outra situação que ocorre é contemplar cartas com menor valor, isso acontece porque a arrecadação pagou os demais contemplados e por regra a administradora deve usar todo o saldo para contemplar o máximo de pessoas possíveis, então se alguém do grupo tiver um credito menor compatível com o saldo, esse poderá ser contemplado dentro dos critérios da administradora.

Os sorteios da assembleia poderão ser online, televisionados ou pela loteria federal, geralmente no final do mês, quando todos já realizaram a contribuição dentro do mês.

Ofertando Lances

Uma das formas de aumentar as chances de contemplação é ofertar lances, podendo ser da carta de crédito ou do bolso, mas para isso há algumas regras.

Citamos acima alguns detalhes colocaremos abaixo mais algumas destas particularidades, veja:

  • Se ofertar 25% da carta de crédito, quanto contemplado, você terá um valor menor para comprar um bem então planeje antes se for essa a intenção.
  • Você pode misturar o lance, um percentual do bolso e outro do crédito, assim você não perde tanto da carta de crédito quando contemplado.
  • O lance ajuda muito na contemplação, ou seja, quando maior mais chances de ser sorteado, você pode olhar a média de lances da última assembleia e ofertar valor similar terá grandes chance de receber a carta de crédito.

Promessa de Contemplação

A imóvel próprio é um sonho que muitas pessoas desejam realizar e o consórcio imobiliário ajuda a tornar isso possível pagando um valor justo e relativamente menor se comparado a outras transações financeiras.

No entanto há vendedores que agem contra a política da empresa, garantindo a contemplação em determinado período, vale lembrar que no termo de adesão é descrito que você como participante pode receber o crédito em quanto durar o grupo, uma das garantias da administradora é que todos serão contemplados.

Mas quando irá acontecer, dependerá dos lances e dos sorteios isso aumenta as chances e não garante contemplação, caso haja alguém prometendo a contemplação, pesquise e se informe.

Por isso a contratação de uma boa empresa e um corretor especialista fará toda diferença para ajudar você na contemplação do seu consórcio imobiliário.

Comprando Cartas de Crédito contemplada

Por razões pessoais alguns participantes desistem da carta de crédito por achar que aquele momento não é o melhor para comprar o bem, então para evitar o cancelamento e perda do dinheiro algumas pessoas podem vender a carta de crédito contemplada o que possibilita o uso da carta.

Mas há regras para transferência do consórcio e uma análise de crédito, para garantir que o novo participante seja apto a participar e receber o crédito, a transação é feita entre as duas partes apenas comunicando a administradora e fornecendo dados e documentos.

Este tipo de modalidade de negócio não é bem visto pelo banco Central do Brasil, por isso é preciso se ater a todas as questões de transferência antes de venda ou compra deste tipo de consórcio.

Para evitar cair em fraudes, vá com o interessado uma unidade da administradora para obter as informações exatas e corretas do grupo e cota, assim você pode comprar com segurança, lembrando que a administradora não realiza contato entre as duas partes, é apenas uma possibilidade.

Pois a administradora não dá respaldo algum a este tipo de operação para compra de consórcio.

Descontemplação

A descontemplação pode acontecer por dois motivos a primeira é o não pagamento do lance dentro do período, passando para o seu suplente ou a pedido do consorciado.

Uma das razões é a valorização da carta de crédito, anualmente a carta é reajustada pelo Índice Nacional de custo da Construção, chamado de INCC e alguns participantes esperam a valorização da carta, já que mesmo utilizando o crédito o valor será corrigido até que o grupo termine.

Você pode saber mais sobre reajustes de INCC no link apresentado.

Assim poderá aguardar nova contemplação e usar o crédito com o valor maior no futuro, para solicitar a descontemplação é por meio de carta de próprio punho.

A escolha do imóvel é um grande passo na vida e a compra deve ser o mais consciente possível, pois envolve muito custo e cancelar não é vantajoso, é interessante ir até o fim do grupo, nem que seja para receber em dinheiro

O consórcio possui muitas informações que podem ajudar o participante a ser contemplado ou realizar a aquisição do imóvel, então se tiver alguma dúvida ou comentário, envie para nós, em breve responderemos você!

 

É possível conquistar o meu apartamento por meio do consórcio?

O apartamento é um dos imóveis mais requisitados por quem deseja conquistar o seu espaço, seja para morar sozinho, recém-casados ou mesmo dividir com amigos, independente da escolha é uma das opções mais acessíveis para se comprar o primeiro imóvel.

A primeira compra deve ser pensada e planejada, para que não seja frustrada e por isso a aquisição por meio do consórcio para apartamentos é uma das melhores opções, assim você faz todo o investimento necessário e quando contemplado poderá iniciar a compra do seu primeiro apartamento.

Saiba como escolher o seu apartamento, usando a carta de crédito

Quando contemplado a primeira coisa é escolher o apartamento, talvez essa seja uma tarefa difícil, já que há muitas opções disponíveis no mercado, para ajudar separamos algumas dicas de como escolher o apartamento ideal.

  • A primeira coisa que o consorciado deve fazer é pensar onde morar, já que é um bem durável usar o consórcio para apartamento ajuda a comprar a primeira moradia, mas caso não fique satisfeito é bem difícil realizar a troca, por isso é necessário pensar bem.
  • Qual a prioridade? Você deseja morar perto do trabalho, família, acesso a rodovias ou centros comerciais, pense no deslocamento para as suas atividades e da família.
  • Não compre por impulso: quando contemplado você tem o poder de comprar qualquer imóvel usando o consórcio para apartamento, se tiver dúvida peça a um arquiteto ou engenheiro uma segunda opinião, certamente apresentarão os prós e contras do lugar que você não tenha visto por causa da empolgação.
  • Visite o local se possível em diferentes horários, para ter certeza do fluxo e logística, você não vai desejar se surpreender na hora de pico.

Essas são algumas sugestões básicas que ajudam a escolher o apartamento, agora vamos falar sobre escolher um apartamento novo ou usado, essa talvez seja uma escolha difícil, mas veja:

Apartamentos usados

Os apartamentos usados geralmente ficam localizados em regiões próximas a comércios e centros e a infraestrutura é excelente, pois na maioria dos bairros há implementado uma linha que faz o transporte público, além de sinalizações de transito.

Outro ponto positivo para apartamentos usados é o tamanho e estrutura, por ter sido construído a um tempo, o método de elevação é diferente, na maioria deles encontrará paredes mais resistentes, o que reduz bastante os ruídos, além de janelas maiores, facilitando ventilação e iluminação.

O melhor de tudo é que pode ser negociado direto com o proprietário, assim você poderá usar bem a carta de crédito do consórcio de apartamentos.

Apartamento novo

Apartamentos novos contam com melhor acabamento e uma infraestrutura interna diferenciada, atualmente alguns empreendimentos contam com salão de festas, parques, praças, espaço e academia e tantos outros.

Esses benefícios adicionais podem encarecer o imóvel, então pesquise bem levando em conta os seus critérios, por haver tantos “benefícios” o imóvel é um pouco menor se comparado aos usados, claro que há diversos tamanhos no mercado imobiliário.

Por ser um novo empreendimento, o transporte público pode ser limitado o que faz necessário o uso de carro, além disso o apartamento pode ficar distante de centros comerciais ou oferecer poucas opções nas proximidades.

Com o passar dos anos, haverá variedades nas proximidades, o transporte público irá melhorar e tudo irá se ajeitar, a questão é tempo, se você se permitir esperar, então poderá fazer essa escolha.

Contemplação Consórcio de Apartamento

O consórcio de apartamento permite adquirir imóveis, inclusive apartamentos o que é interessante para quem deseja o primeiro espaço ou conquistar a independência residência, viver livre do aluguel.

A contemplação acontece apenas por meio de sorteio, ou seja, ao fazer adesão do consórcio de apartamento você receberá um número chamado de cota, que é a sua participação no grupo.

Mensalmente a administradora realiza assembleia que sorteia esses participantes, podendo usar como método o sorteio pela loteria federal ou ela mesmo realizar o sorteio seguindo algumas regras de segurança.

Não foge a regra dos demais produtos sobre consórcio imobiliário, a diferença é que você utilizará a carta de crédito para comprar um apartamento.

Antes de realizar o sorteio a administradora apresenta os dados do grupo, quanto foi arrecadado e outros valores, assim poderá determinar quantos usuários poderão ser contemplados.

Este dado varia conforme regras de cada administradora, por isso vale ler as entrelinhas do contrato de consórcio para compra do seu novo apartamento.

A administradora obrigatoriamente deverá sortear um participante e ainda havendo saldo, poderá contemplar por lance, o que ajuda bastante os interessados em conseguir comprar o apartamento mais rápido.

A contemplação pode acontecer a qualquer momento, desde a entrada até o encerramento do grupo conforme citamos em alguns momentos neste artigo, não sendo possível prever, o lance ajuda a aumentar as chances de contemplação, porque imagine o grupo arrecadar R$ 400 mil, uma cota foi sorteada com o crédito de R$ 200 mil, sobram outros R$ 200 mil que serão usados para contemplar os que ofertaram lance.

A sequência de contemplação por lance seria avulsa, 50% e 25%, essa regra pode ser diferente de administradora para outra, por isso é importante consultar as formas de contemplação da companhia que administrado o consórcio.

Use seu FGTS como parte do lance no Consórcio de apartamento

Uma das facilidades no consórcio é que você pode somar ao seu lance o seu FGTS e o melhor, juntar com o seu cônjuge o que aumenta ainda mais as probabilidades de contemplação.

Basta somar o saldo das duas contas, informar a administradora e aguardar, ainda há aquelas que permitem usar até 25% da carta de crédito como lance.

O que favorece ainda mais o interessado em correr na modalidade de lance livre.

Ofertando lance no consórcio apartamento

A oferta de lance funciona como nas demais modalidades, com a carta de crédito em mão você poderá buscar pelo apartamento desejado.

O lance é uma excelente proposta para quem deseja acelerar o processo de contemplação, ele não garante ser contemplado, mas as chances aumentam e muito, então para quem deseja comprar o apartamento, veja na última assembleia o extrato financeiro do grupo, lá aparecerá a média de lances ofertados, assim poderá ter uma boa ideia de quanto deve ofertar para chegar próximo da contemplação.

Processo de compra consórcio apartamento

O processo de compra é pode ser trabalhoso ou não, dependerá do imóvel escolhido, então procure se informar com a administradora sobre o processo de compra e documentação.

A princípio o consorciado contemplado escolherá o imóvel que deseja comprar, após isso informará a administradora, que agendará uma visita.

É nesse momento que pode haver complicações, se o imóvel for avaliado inferior a carta de crédito deverá fornecer um bem complementar, um fiador ou escolher outro.

Antes do crédito ser liberado haverá uma análise de crédito, medida usada para garantir se o consorciado tem condições de receber a carta de crédito e usar da forma justa.

Você também pode comprar o apartamento na planta se desejar, assim pode aproveitar condições únicas de lançamento, mas para usar essa opção é necessário deixar um bem em garantia, porque o futuro imóvel ainda não tem registro e para garantia financeira não pode ser usado o registro geral do imóvel, deve ser o individual.

Como escolher a administradora

Esse talvez seja um dos mais importantes assuntos, porque a administradora é a empresa que manterá o relacionamento enquanto durar o consórcio do seu apartamento, então é muito importante pesquisar.

Para que seja uma administradora de consórcio a empresa de ser registrada no Banco Central, sob o regulamento Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, bem como pela Circular nº 3.432 , de 3 de fevereiro de 2009.

Antes de assinar o contrato de adesão, veja nos órgãos de proteção ao consumidor, a forma como resolve as questões e reputação, também e valido consultar o BACEN (Banco Central), saber se a companhia é credenciada para evitar golpes e fraudes.

Saiba também a taxa administrativa e detalhes da sua compra e informações de reajustes, pois anualmente o crédito acompanhará o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), assim poderá ter uma base no aumento das mensalidades.

Nunca acredite em promessas verbais, feita por qualquer funcionário é importante que conheça o contrato de prestação de serviço, como é um sistema de autofinanciamento todas as regras estão vigentes no contrato, ao conhece-lo saberá o que pode e o que não pode fazer.

Sempre peça o detalhamento do grupo, assim poderá acompanhar a situação e saúde financeira, isso irá ajudar saber como a administradora está usando os recursos investidos por todos os interessados.

Para finalizar este artigo separamos para você um bônus especial logo abaixo.

Fique atento sobre as administradoras mais reclamadas, para se inteirar sobre as administradoras de consórcio com maior número de reclamações, acesse o link do Banco Central do Brasil que fala sobre as administradoras com maior índice de reclamações, neste link você verá e companhará sobre as reclamações de cada administradora.

Você verá se a administradora que você vai contratar esta bem ou mal em relação ao índice de reclamações sobre comercialização de consórcio imobiliário no Brasil.

Se você gostou desse artigo compartilhe! Caso tenha ficado com alguma dúvida envie para nós, teremos o prazer de respondê-lo.

Continue se inteirando sobre o consórcio e mercado imobiliário, todos os dias colocamos um novo artigo para você.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *