Consórcio de Imóveis

Consórcio de Imóveis é a Melhor Opção?

Consórcio de imóveis é a melhor opção?

Veja se o consórcio de imóveis realmente é a melhor opção para você!

Veja a seguir quais as vantagens de participar de um consórcio de imóveis para a aquisição da casa própria!

Hoje em dia, com a crise econômica e a valorização imobiliária, o sonho de adquirir a casa própria parece estar cada vez mais distante para a maioria dos brasileiros.


Mas poucos são aqueles que tem a condição para realizar a compra de um imóvel a vista. Apesar disso, para aqueles que tem medo do financiamento por causa dos juros, o consórcio de imóveis aparece como uma ótima alternativa de investimento.

Um dos principais motivos é que os juros podem acabar tornando o pagamento das suas parcelas algo inatingível para muitas famílias, principalmente aquelas que não tem um bom controle de suas finanças. O que seria uma realização como meta de vida acaba se transformando em um pesadelo.

Com a intenção de ajuda-lo, vamos explicar nessa matéria como que funciona o consórcio e quais as suas vantagens de utiliza-lo para adquirir a sua casa própria. Veja:

  • Quando o investimento de consórcio passa a ser a sua melhor opção?

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), o número de consorciados é superior a sete milhões de pessoas no País, aonde mostra que essa modalidade de compra tem se tornado a conquista de muitos brasileiros.

Uma pessoa pode optar por fazer um investimento de consórcio, quando ela pretende por exemplo comprar um apartamento. A primeira coisa a se fazer é procurar uma administradora, que será responsável por unir investidores interessados no mesmo tipo de aquisição de compra de um imóvel.

Ela se torna responsável por gerenciar o dinheiro que é arrecadado pelo pagamento das parcelas por cada um dos consorciados, no prazo determinado em contrato.

Todos os meses, um ou mais cotistas recebem a sua carta de crédito (documento necessário para quitar o pagamento do imóvel), graças a um sorteio aonde todos podem participar, ou a um lance.

Desta forma, conquistam o direito de retirar o valor arrecadado para comprar o imóvel. É muito importante que os consorciados tenham um amplo conhecimento das regras de um consórcio, para que o investimento não seja feito de forma irregular, para ele ser feito da melhor maneira possível tanto para a administradora quanto para o consorciado.

  • Não existe valor de entrada:

No financiamento habitacional, é necessário que você pague uma parte do valor do imóvel a vista. No caso do consórcio, o futuro proprietário não precisa ter nenhum valor de dinheiro guardado para poder iniciar sua participação em um grupo de consórcio.

Se nenhuma dúvida, esse aspecto é uma excelente vantagem para aqueles que tem dificuldade de juntar dinheiro ou de fazer uma poupança. No momento de instabilidade que estamos vivendo, essa é uma das características que mais chamam a atenção dos compradores e investidores.

  • Não existe cobrança de juros:

No financiamento, os aumentos dos juros podem fazer com que as parcelas fiquem muito altas e comprometam a renda familiar. Para aqueles que valorizam o planejamento financeiro para adquirir bens, o consórcio é a melhor opção, e é uma alternativa muito atraente.

Tudo isso porque, nele não são cobrados juros no pagamento das parcelas. O consorciado paga uma taxa de administração, cujo valor não afeta o seu orçamento, pois ela é diluída nas suas parcelas, garantindo uma tranquilidade maior para realizar o seu investimento.

  • Os lances:

Se o consorciado não quer apenas contar com a sorte para receber a sua carta de crédito, uma opção viável que ele tem de concretizar o sonho de ter a sua casa própria, é ofertar um lance nas assembleias de contemplação do consórcio.

O lance é a forma de antecipação da sua carta de crédito e de algumas parcelas do seu consórcio. Assim, quanto mais parcelas o consorciado puder oferecer, mais chances de ser contemplado ele tem. Mesmo se o investidor não for o vitorioso, ele não perde o dinheiro e pode fazer novas tentativas para obter a sua carta de crédito.

  • Uso do FGTS:

No consórcio de imóveis, o participante tem a possibilidade de utilizar o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ofertar de lance. Esse é com certeza um aspecto positivo para os interessados em receber a carta de crédito antes do prazo final do grupo.

Um outro detalhe muito interessante é que o seu FGTS também pode ser utilizado para quitar as parcelas do seu consórcio, o que beneficia, principalmente, o investidor mais organizado e determinado para adquirir o imóvel.

No entanto, é necessário estar atento as regras para a utilização do FGTS. Mas lembre-se de que, realizar o sonho da casa própria exige muitos cuidados a serem tomados.

  • Não enfrente a burocracia:

O processo para aquisição de um consórcio, é muito mais simples do que para fazer um financiamento imobiliário. Porque, o comprador terá menos obrigações a seguir, e poderá fazer o investimento tranquilo.

Para aqueles que detestam a burocracia, o consórcio aparece como uma boa opção para adquirir a casa própria, porque ele pode ser adquirido de maneira mais rápida e tranquila.

  • Investimento seguro no consórcio de imóveis:

É muito comum que muitas pessoas tenham medo de entrar em um consórcio. Ainda assim, é muito simples verificar se a administradora, instituição responsável por reunir os participantes do grupo, age dentro das normas estabelecidas.

O Banco Central do Brasil (BC) é o órgão que regulamenta os serviços que as administradoras de consórcio do país prestam. Antes de optar por essa modalidade como investimento para comprar o seu imóvel, é aconselhável que você consulte o site do BC, para não ter nenhuma dúvida sobre os procedimentos a serem adotados.

  • Aproveite a comodidade:

Com o avanço da tecnologia, muitas ações estão sendo realizadas de forma mais prática. Um ótimo exemplo é a possibilidade de acompanhar o pagamento das parcelas e os sorteios de um consórcio pela internet.

Não é necessário que você saia de casa e enfrente transito complicado, para poder ofertar o lance e garantir a tão sonhada carta de crédito para aquisição do imóvel. Consegue obter informações com maior facilidade é uma vantagem que deve ser levada em consideração. Afinal de contas, a transparência é algo essencial em qualquer tipo de negócio.

  • Avalie os prazos:

Um outro benefício do consórcio de imóveis para os investidores é a chance de fazer planos com os prazos variados de formas de pagamento. As parcelas podem ser quitadas em um período de até 200 meses. Desta forma, o investidor pode optar em obter a carta de crédito de maneira planejada.

Escolhendo o prazo mais adequado para quitar as suas parcelas, o orçamento familiar estará muito melhor organizado, e o risco de inadimplência será o mínimo possível.

  • Tenha tranquilidade:

Por esse ser um processo muito extenso, alguns consorciados ficam com o receio de que a carta de crédito não tenha o valor suficiente para quitar o imóvel desejado. Porém, ela passa por reajustes que seguem, na maioria das vezes, um índice relacionado com a construção civil.

Geralmente, é utilizado o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Mas também pode ser utilizado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidos Amplo), e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Ao mostrar essas vantagens, esperamos que você tenha a tranquilidade para decidir se o investimento imobiliário de consórcio é a sua melhor opção para adquirir a sua casa própria.

Compare este artigo com outras opções de consórcio:
Consórcio de reforma e construçãoCompare Aqui
Qual o melhor consórcio de imóveis do mercado?Compare Aqui
Qual a média de lance para ser contemplado em consórcio imobiliário?Compare Aqui
Consórcio contemplado tem reajuste?Compare Aqui
Consórcio de imóveis barato, existe?Compare Aqui
Consórcio de Carros Usados 🚗Compare Aqui

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *