Consórcio de Carros

Consórcio de Carros: Entenda o Consórcio de Carro 🚗

Consórcio de carros, entenda.

No consórcio de carros você adquire seu carro novo ou usado sem juros e com prazos flexíveis.

Entenda como funciona este tipo de financiamento.

No consórcio você não paga juros como no financiamento, apenas uma taxa de administração mínima, que varia conforme a administradora contratada. Com a carta de crédito você pode adquirir bens móveis como veículos, motos, carros, lanchas, utilitários e caminhões.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

Leia abaixo sobre alguns benefícios:

  • Taxas econômicas

No consórcio você não paga juros, as taxas podem varias de 14% até 29% em média. Você deve checar está importante informação antes da assinatura do contrato

 

  • Flexibilidade de mudança de valores.

Algumas administradoras de consórcio possibilitam que o consorciado aumente ou diminua o valor do crédito antes da contemplação.

 

  • Poder econômico.

Você pagará o seu carro á vista com a sua carta de crédito contemplada, poderá negociar redução de valores no momento da compra.

 

  • Acompanhamento do preço de mercado

Você terá uma atualização de valores que ocorre na data do aniversário do seu grupo. O valor de crédito se reajustará mantendo o valor do bem sempre atualizado.

 

  • Flexibilidade de pagamento de suas parcelas

O pagamento de parcelas pode ser adiantado a qualquer momento, para todos os tipos de grupos da instituição contratada.

 

Como funciona o consórcio de carros?

É um grupo de pessoas que se reúnem através de uma instituição financeira para aquisição de bens móveis ou imóveis. As contemplações acontecem através da arrecadação das parcelas mensais.

Como fazer o meu consórcio:

 

  1. Escolha o bem conforme a sua necessidade.
  2. Verifique o valor desejado e analise as administradoras do mercado.
  3. No consórcio de automóvel você pode comprar carros novos e usados.
  4. Confira as taxas totais, incluindo seguro de vida e fundo de reserva.

 

Sorteio

É a primeira forma de você ser contemplado, as cotas que não saem por sorteio participam da modalidade de lance.

 

Lance

O lance é a segunda forma de você ser contemplado, você deve ofertar lances mensais para antecipar a compra do seu carro.

 

 Procedimentos para você acompanhar as assembleias do consórcio de carros?

  • Via internet
  • Via aplicativo
  • Em ambiente virtual seguro
  • Diretamente na administradora

No caso da modalidade de sorteio, a maioria das administradoras de consórcio trabalham com a loteria federal.

Algumas dispõe um local em suas dependências para o consorciado acompanhar os sorteios que são realizados conforme critérios estabelecidos no contrato.

 

Veja o que é cada função:

 

Grupo

Um conjunto de pessoas físicas ou jurídicas que se unem com propósitos iguais, o prazo e valor referente ao pagamento de parcelas é estipulado conforme a opção contratada. O número de consorciados é previamente estabelecido pela empresa contratada, cada consorciado é diferenciado através do número de cota contratada na assinatura do contrato.

O consórcio pode ser usado com uma forma de poupança forçada, se você não consegue juntar dinheiro, pode usar esta modalidade de financiamento para este fim.

 

Contemplação

A contemplação do consórcio de carros no grupo de consórcios ocorre através do sorteio e dos lances que os consorciados ofertam nas assembleias mensalmente.

 

Lance: Afim de comprar o bem de forma adiantada é necessário ofertar lances nas assembleias que acontecerão de forma ordinária conforme data pré-estabelecida pela empresa contratada. Caso você seja contemplado por lance você amortizará suas parcelas ou amortizará o prazo do plano contratado.

Lance fixo: Algumas instituições financeiras que administram grupos de consórcios tem a opção de lance fixo, nos lances fixos os consorciados podem ofertar um determinado percentual de lance para participar de um sorteio a parte, somente com consorciados que ofertaram exatamente o mesmo valor de lance.

Sorteio: Conforme citado anteriormente sua cota poderá ser sorteada com utilização da loteria federal os critérios de sorteio são estipulados pela empresa de consórcio de carros contratada.

Sobre as ofertas de lance assim como os sorteios, podem ser acompanhados em ambiente virtual na segurança do seu lar as operações de consórcio são fiscalizadas e seguem regras do Banco Central do Brasil.

 

Carta para compra do bem

Carta de crédito é uma espécie de contrato onde o valor referente ao crédito do consórcio é apresentado. Algumas administradoras pagam o bem pós-contemplado diretamente na conta do vendedor sem necessidade de emissão desta declaração de contemplação.

Assembleia

Ocorre uma vez ao mês e são ordinariamente organizadas pela instituição financeira que administra o consórcio, é onde os sorteios são realizados assim como todas as modalidades de lances do grupo.

Grupo em Formação

Grupo em formação é aquele que ainda não realizou a primeira assembleia, os consorciados que entram no começo pagam parcelas menores em algumas organizações que administram este tipo de financiamento.

Grupo em andamento

São grupos que já realizaram uma ou mais assembleias de sorteios e lances os grupos em andamento tem uma tendência a terem melhor saúde financeira devido a composição do saldo comum.

Grupos de consórcio de carros com mais assembleias participadas tendem a ter melhores valores em caixa para pagamento das cotas contempladas.

 

Fui contemplado por sorteio, como retiro o crédito para compra do carro?

  1. Pós contemplado a administradora solicitará o pagamento do lance via boleto ou depósito identificado, você deverá efetuar o pagamento diretamente na conta da administradora de consórcios.

 

  1. Será necessário o envio de alguns documentos para avaliação de entrega do crédito contratado.

Veja abaixo os documentos que deverão ser enviados autenticados para solicitação do pagamento do seu consórcio de veículo.

 

Pessoa física:

RG

CPF

Comprovante de Residência

Holerite

 

Pessoa jurídica.

RG

CPF

Comprovante de residência

Contrato social.

Cartão de CNPJ.

Declarações de rendimento que você deverá solicitar ao seu administrador contábil.

 

  1. Assim que as duas etapas anteriores forem concluídas, você precisará enviar a administradora a documentação do veículo a ser alienado.

Alguns consultores orientam a seus clientes a enviarem a documentação de análise junto com a documentação para alienação de veículos.

Caso você queira deixar o seu crédito pronto para uso enquanto procura o veículo, será perfeitamente possível, entretanto você deverá checar este procedimento com a empresa que você contratar.

Lembrando que cada administradora trabalha com as suas próprias regras!

 

Quais os procedimentos para escolha do automóvel?

Você poderá escolher o bem que quiser desde que seja da mesma categoria que o seu, poderá escolher entre veículos novos, seminovos, lanchas, motos, utilitários e caminhões.

Você terá total liberdade de escolha poderá comprar veículos usados com até 10 anos de uso, entretanto algumas instituições aceitam que o consorciado compre automóveis com apenas 4 anos de uso verifique com a sua administradora.

 

Consórcio de montadora, eu fico atrelado a marca?

Sim. Algumas fabricantes exigem a compra do bem da marca referenciada, é extremamente importante que você cheque estas informações antes da compra, pois se você mudar de ideia quanto ao carro escolhido pós-contemplado, você poderá se arrepender.

 

Se parar de pagar sujo o meu nome?

Não.Você não terá problema referente a restrição financeira se não continuar honrando com os pagamentos das parcelas mensais do seu consórcio para carros antes da contemplação, caso você seja contemplado e adquira o bem, a administradora fará o resgate do seu veículo como no financiamento caso você não pague terá problemas referente a negativação do seu nome.

Após ter o veículo recuperado a instituição financeira enviará o veículo para um possível leilão afim de sanar parte do seu saldo devedor restringindo então o seu CPF no mercado financeiro.

 

Posso transferir a minha cota de consórcios se necessário?

Sim. Você pode transferir a sua carta de crédito a qualquer momento mediante análise de crédito que será realizada pela administradora que você contratar, tanto antes quanto pós-contemplado.

Fique atento pois algumas empresas cobram uma taxa referente a transferência do bem em questão, vale lembrar que as administradoras de consórcios trabalham com as suas próprias regras.

 

Quais são os procedimentos para receber o valor do crédito em dinheiro?

Após o termino de vigência do grupo conforme regras do Banco Central do Brasil você poderá requerer os valores pagos após 180 dias.

Após este período você poderá receber o seu dinheiro de forma integral, o valor do crédito contratado mais correções serão depositado diretamente na conta indicada no inicio da aquisição do plano.

Entenda que esta regra vale para todas as empresas que administram grupos de consórcio de carros e imóveis, está regra vale para os dois tipos de grupos de consórcio.

 

Quais são as taxas que pagarei no consórcio de carros?

  1. Taxa administrativa: A taxa de administração é cobrada para o devido gerenciamento e administração do grupo, a administradora cobra valores referente aos serviços que são prestados aos consorciados durante a sua vida útil do grupo.
  2.  Fundo comum: O fundo comum é composto através do pagamento das parcelas que os consorciados pagam mensalmente é responsável pela quantidade de cotas entregues nas assembleias ordinárias.

Acesse a nossa página de cálculo do fundo comum e aprenda a fazer o cálculo do fundo comum.

  1. Seguro de vida: O seguro é calculado de diversas formas com preço fixo embutido nos valores das prestações e o seguro prestamista, que é recalculado conforme as assembleias se passam
  2. Fundo de reserva: É responsável por solidificar possíveis despesas do grupo, caso este saldo seja positivo ao fim do plano este valor é devolvido aos clientes, no termino do grupo.

 

Há empresas que não exigem o seguro de vida assim como a taxa de fundo de reserva, algumas delas não exigem também a taxa administrativa antecipada mais conhecida como (taxa de adesão).

 

Terei algum tipo de amortização ao adiantar o pagamento das prestações?

Não. Você não terá nenhum tipo der amortização referente ao pagamento de suas adiantando suas prestações.

Como o consórcio é um tipo de financiamento que não tem taxa de juros, o valor da parcela será sempre o mesmo com exceção da correção do crédito que acontecerá sempre que o índice de correção subir.

 

Qual é o índice de correção que terei no consórcio de carro?

O índice de correção que será empregado no seu consórcio será o IGP-M ou o IPCA, e também pode variar conforme a tabela FIPE em alguns casos. O Consórcio será reajustado com base neste índice no aniversário do grupo, é necessário checar a data de aniversário do grupo para saber quando o valor do consórcio será reajustado.

O valor da sua carta de crédito também reajusta, para acompanhar a correção de valores e valorização do bem indicado conforme os anos se passarem.

 

O que é IGP-M?

Não se preocupe, O Blog do Consórcio explica  : )

IGP-M é o (Índice Geral de Preços de Mercado) este índice é responsável por aferir a correção de bens móveis, desde matérias-primas agrícolas, indústrias e até mesmo bens e serviços, o índice de correção IGM-M é orientado pela fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

O que é IPCA?

O IPCA é o (Índice de preços ao consumidor amplo) é aferido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável por oferecer variações dos valores no comércio para o consumidor final.

É considerado índice oficial de inflação do Brasil.

 

O que é tabela de preços FIPE?

A tabela FIPE é responsável por apontar os valores de carros que foram praticados no mercado nacional de automóveis. É utilizada amplamente em contratos, os valores são referenciados em R$ (real) moeda nacional.

Você pode fazer pesquisas na FIPE por selecionando categoria, marca ou incluindo código do automóvel pesquisado.

 

Qual das referencias acima será utilizada no meu consórcio veículos?

Excelente pergunta!

As empresas trabalham com índices diferentes, é necessário efetuar uma verificação pois cada administradora usa o índice conforme os seus critérios.

Cada um dos índices acima citados podem ser empregados nesta modalidade de financiamento de carros. Consulte a instituição que você contratou ou irá contratar.

 

Posso ofertar lances com recursos de FGTS?

Não. Você não poderá ofertar lances com o seu FGTS no sei consórcio auto, o FGTS só pode seu utilizado para operações de consórcio imobiliário.

Para saber como ofertar lances e conhecer como o FGTS é empregado no consórcio de imóvel, acesse a nossa página que fala sobre uso do FGTS em procedimentos de consórcio e entenda como o FGTS é utilizado para este fim.

 

Posso adquirir consórcio de imóvel com a minha carta de crédito de veículo?

Não. Você não pode adquirir um consórcio de imóveis com o seu consórcio de automóveis, a carta de crédito para carros poderá ser usada somente para bens móveis para utilizar uma carta de crédito em bens imóveis é necessário que você entre em um grupo de consórcio imobiliário.

 

Posso adquirir um bem com valor diferente do crédito contratado?

Sim. Você pode adquirir um bem de valor diferente.

Antes da contemplação: Caso você mude de ideia e queira adquirir um bem diferente do seu e com um valor maior, você deverá solicitar a sua administradora o aumento do valor da sua cota de consórcio.

Algumas empresas permitem esta flexibilidade de aumento de valores outras não, averigue esta informação junto a empresa que você está analisando.

Após a contemplação: Não, pós contemplado você não poderá aumentar o valor do seu crédito, caso você queira um bem de maior valor você precisará efetuar a compra de outra carta de crédito para fazer uma composição de valores. Ou então, pagar a diferença referente ao bem escolhido ao proprietário vendedor.

 

Posso reduzir o valor da minha carta de consórcio?

Sim. Você pode reduzir o valor do ser crédito antes da contemplação, entretanto você deve checar a viabilidade deste procedimento de redução de valores do seu consórcio de carros junto a administradora contratada, evite surpresas desagradáveis.

 

Posso amortizar prazo pagando meu plano na ordem inversa?

Sim. Você pode pagar as suas prestações na ordem inversa tanto antes quanto após você ser contemplado. Lembrando, você não terá abatimento de juros pois no consórcio você não paga juros apenas taxa administrativa.

 

Se eu desistir do consórcio, o que acontece com o valor que já paguei?

Excelente pergunta!

 

O que estabelecerá a devolução dos valores referente as parcelas pagas será o contrato que você assinará junto a administradora, na maioria dos casos o valor é ressarcido após término do grupo com as taxas de administração descontadas.

Um meio muito interessante para você não aguardar a vigência final do seu plano, é de vender sua cota através de uma cessão de direitos ao comprador. Este documento será fornecido pela sua administradora.

Você deve preencher e enviar este documento autenticado com a documentação do possível comprador.

Para mais esclarecimentos, consulte a lei do consórcio 11795/08 de 08 de outubro de 2008.

 

Posso adquirir um consórcio de carros com restrição no nome?

 

Sim. Algumas administradoras não checam este tipo de informação para você adquirir a sua cota de consórcios, conforme citado anteriormente neste artigo haverá uma avaliação de crédito pós contemplação caso você tenha algum impeditivo financeiro que comprometa o seu CPF, você não poderá requisitar os valores.

Não é o fim da linha, você terá tempo para resolver a sua pendencia até a data de sua contemplação, caso não consiga resolver a sua questão financeira, você poderá transferir o seu consórcio para um parente mais próximo.

 

Como são efetuados os pagamentos das minhas prestações?

 

Os pagamentos de suas prestações serão efetuados através de boletos bancários, você poderá recebe-los por correio e email, em caso de extravio poderá fazer a solicitação do seu boleto na sua central de atendimento ou em ambiente virtual, consulte a sua administradora.

Caso não queira efetuar pagamentos via boleto bancário, você poderá colocar seus pagamentos diretamente pelo DDA (Débito Direto Autorizado) de sua conta bancária.

Compare este artigo com outras opções de consórcio:
Consórcio de reforma e construçãoCompare Aqui
Qual o melhor consórcio de imóveis do mercado?Compare Aqui
Qual a média de lance para ser contemplado em consórcio imobiliário?Compare Aqui
Consórcio contemplado tem reajuste?Compare Aqui
Consórcio de imóveis barato, existe?Compare Aqui
Consórcio de Carros Usados 🚗Compare Aqui

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *