Consórcio de Carros

Consórcio de carros tem juros?

Entenda se o consórcio de carros tem juros.

Leia o artigo que explica se o consórcio de carros tem juros e entenda como funciona este excelente tipo de financiamento, neste artigo você compreendera questões relacionadas a taxas e algumas questões importantes sobre o consórcio de carros.

O consórcio é uma modalidade de financiamento que ganha cada vez mais adeptos em virtude das baixas taxas que compõe esta excelente solução financeira.

Consórcio de carros tem juros?

Não. Consórcio de carros não tem juros, o que o consorciado paga no consórcio de carros é apenas taxa de administração, a taxa é embutida no valor das prestações mensais.

 

Além da taxa administrativa, tem mais alguma t que devo pagar?

Sim. Há mais algumas taxas incluídas no plano de consorcio como taxa de fundo de reserva e taxa de seguro de vida.

 

Taxas administrativas que compõe as parcelas do consórcio:

Taxa administrativa: A taxa de administração que é incluída no plano de consórcio serve para administração do grupo de consórcios, as administradoras cobram esta taxa para gerenciar o grupo de consorcio.

O lucro que as administradoras tem referente a administração de grupos de consórcio é recebido conforme a taxa que os consorciados pagam durante a vigência do plano.

 

Seguro de Vida: O seguro de vida é uma das taxas que compõe a parcela do consórcio, em caso de invalidez permanente ou óbito o seguro quita os valores do saldo devedor.

As coberturas referente ao seguro de vida podem variar conforme a administradora contratada, as administradoras trabalham com as suas próprias regras averigue estas informações antes da assinatura do contrato.

Fundo de reserva: A taxa de fundo reserva é atribuída ao consorciado nas prestações mensais assim como a taxa administrativa e o seguro de vida.

O fundo de reserva garante o bom funcionamento do grupo esta taxa entrega melhor qualidade ao grupo e ajuda estabilizar a saúde financeira do grupo de consórcios.

Caso algum consorciado pare de pagar o plano de consórcio a administradora pode usar parte deste fundo para compor valores no grupo de consórcio.

Pode ser usado para várias questões relacionadas a manutenção financeira do grupo, consulte a administradora contratada para saber como o fundo de reserva será utilizado.

Algumas instituições que administram grupos de consórcio não utilizam o fundo de reserva, verifique essas  informações com seu consultor ou administradora que você contratou ou irá contratar.

Qual o valor do fundo de reserva consorcio?

O fundo de reserva varia de administradora para administradora, em média as instituições cobram de 0,5% até 1% de fundo de reserva.

Este valor é calculado e diluído no prazo total do plano contratado.

 

Como calcular o fundo de reserva do consórcio?

O cálculo é bem simples, você deve pegar a o percentual cobrado pela administradora e dividir pelo prazo de meses, após este procedimento você deve pegar o valor contratado e multiplicar pelo percentual mensal.

Para você entender melhor este cálculo, acesse nosso artigo que fala sobre cálculo de fundo de reserva.

É possível resgatar fundo reserva do consorcio?

Sim. É perfeitamente possível e acontecerá após término do grupo, as administradoras devolvem os valores pagos referentes ao fundo de reserva do consórcio, caso positivo.

É necessário que você cheque sobre a devolução do fundo de reserva antes da contratação do seu consórcio de carros, pois cada administradora trabalha com as suas próprias regras.

É comum que as pessoas confundam e digam que consórcio de carros tem juros, fique atento a estas informações e informe-se com a instituição que você pretende contratar.

 

Este blog é uma iniciativa independente, compartilhe este artigo para ajudar pessoas que tem a mesma dúvida que você.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *