Consórcio de Carros

Consórcio de carro: Como funciona? 🚗

Consórcio de carro e seu funcionamento.

O consórcio de carro é uma modalidade de financiamento muito interessante, com o consórcio de carro você economiza o seu dinheiro!

O que é um grupo de consórcio de carro?

Onde as pessoas se reúnem para compra de bens móveis, os bens são entregues através de suas contribuições mensais, o grupo de consórcio é gerenciando por administradoras e instituições financeiras que cobram um taxa administrativa dos consorciados, o valor desta taxa administrativa é diluída pelo total de meses do plano contratado.

O que eu posso comprar de pois de contemplar o meu consórcio de carro?

Você poderá comprar bens móveis como, carros, utilitários, caminhões, motos, lanchas e até motores de popa. Você participará de sorteios e lances mensais que são préviamente orientados pela administradora contratada, e concorrerá com os demais consorciados do grupo de consórcio de carros escolhido.

Eu participarei do sorteio do meu consórcio de carro todos os meses?

Sim, participará do sorteio do seu investimento de consórcio todos os meses. Os sorteios acontecem uma vez por mês e você poderá acompanha-los pessoalmente em assembléia ordinário ou online em ambiente virtual, quase todas as administradoras disponibilizam um sistema para você efetuar e acompanhar os lances sem sair de casa.

Como funciona os pagamentos do consórcio de carro?

O pagamento sera via de boleto bancário, você receberá o documento via correio ou email, da forma que achar mais conveniente. Poderá ainda adiantar os valores caso necessário, vale lembrar que no consórcio você não receberá descontos caso efetue adiantamento de pagamento de parcelas, pois no consórcio de automóveis você não paga juros.

Posso comprar um veículo usado com o meu consórcio de carro?

Sim, você pode comprar um carro usado sem problema nenhum, porém é necessário checar junto a administradora quantos anos é permitido para compra do veiculo, algumas administradoras dão até 4 anos de uso, outas 5, e algumas delas até 10 anos de uso.

Vale também para, utilitários, ônibus, caminhões, motos e lanchas, muitos consorciados se atém esta informação após a contemplação, o que pode atrapalhar sobre a aquisição do seu novo automóvel.

Onde devo comprar o meu consórcio de carro?

Há centenas de administradoras no mercado de consórcios, você deve procurar uma a qual tenha afinidade ou então pesquisar sobre consórcio de carro no Google, entretanto, não contrate a primeira administradora que você encontrar, pois cada uma delas oferecem benefícios diferentes aos consorciados.

Apesar de serem fiscalizadas pelo Banco Central, as administradoras e instituições financeiras tem as suas próprias regras, vale lembrar que é extremamente necessário efetuar a leitura do contrato antes de fechar o seu plano de consorcio de veículos.

Quanto devo pagar para aderir ao grupo de consórcio de carro?

Esta realmente é uma excelente pergunta!

As administradoras criam suas próprias regras, com isso algumas cobram taxas administrativas antecipadas, este tipo de taxa é mais conhecida no mercado como taxa de adesão, que pode variar de 1% até 6% em média, entretanto, há no mercado administradoras que não cobram este tipo de taxa para inserção aos grupos de consórcios.

Tanto as taxas administrativas quanto as demais taxas também tem divergência de uma para outra, as taxas totais podem variar de 14 até 28% em média.

Consórcio de carro: Informações a serem checadas antes da compra.

Diferente do consórcio de imóveis o consórcio de carro tem índices de correções diferentes, é necessário  efetuar a verificação junto a administradora sobre qual o índice de correção do empregado e como ele funcionará, na grande maioria das administradoras o índice de correção é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

O IGP-M é aferido pela Fundação Getúlio Vargas, para acompanhar a variação sobre o índice acesse este >> LINK.

Mais algumas informações a serem checadas:

  1. Taxa administrativa do plano de consórcio
  2. Valor do seguro de vida calculado junto comas parcelas
  3. Índice de percentuais de lances
  4. Média de consorciados contemplados mensalmente
  5. Quantidade de consorciados participantes do grupo
  6. Quantas assembleias já foram participadas
  7. Verificar o valor co fundo de reserva caso tenha

Você também pode pesquisar sobre as administradoras de consórcios mais reclamadas diretamente no site do Banco Central, neste >> LINK, e neste outro>> LINK você pode checar as administradoras autorizadas a comercializar grupos de consórcios.

Veja o exemplo da página que você encontrará no site do Banco Central do Brasil,  na imagem abaixo você verá as instituições mais reclamadas do segundo semestre de 2016. Informação retirada diretamente do site do Banco Central do Brasil em 16/07/2017 ás 20:37hs.

 

Estas informações são de fato extremamente importantes para contratação do seu consórcio, efetuando esta filtragem você saberá se realmente o grupo de consórcio de automóveis atenderá os seus requisitos.

Consórcio de carro  X contemplação rápida

Este é um assunto um tanto discutido entre consultores e clientes, diferente do financiamento o possível cliente não retira o bem na hora, terá que passar por sorteios e lances mensais assim como todos os consorciados que participam do mesmo grupo.

O que dará mais chances ao consorciado referente a contemplação será o valor de lance ofertado, em muitos   casos os consorciados entram no grupo de investimento calculando o valor de lance a ser ofertado.

Este cálculo deve ser efetuado e orientado pelo seu consultor especialista, ele será responsável por ajudar você com as informações pertinentes aos percentuais de lanes ofertados pelos demais consorciados, peça ao seu consultor uma média dos últimos 3 meses para você ter como base.

Consórcio de carro X Poder de compra

É indiscutível que o consórcio de carro é a melhor solução para quem quer comprar automóveis novos ou trocar de carro economizando dinheiro,  além desta excelente vantagem você poderá pechinchar bem o preço do veículo antes da compra, aumentando significativamente o seu poder de compra.

Consórcio de Carro: Documentos necessários para contratação.

Documentos básicos como:

RG
CPF
Comprovante de Residência
Dados Comerciais
Telefones residenciais e comerciais
Renda Salarial

Estas são as documentações necessárias que a grande maioria das administradoras pedem para preenchimento do contrato de adesão ao grupo de consórcios.

Este artigo foi escrito com base nas dúvidas que nos foram apresentadas por nossos leitores e assinantes, esperamos que estas informações ajude você a contratar o seu consórcio de maneira tranquila e eficiente.

 

Solicite sua proposta com uma das empesas abaixo.

 

 

 

Caso necessite de ajuda, deixe sua pergunta nos comentários deste artigo que entraremos em contato o mais breve possível.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

2 Comentários

  1. entrei no consócio da Honda gostaria de saber se as cartas de inserção tem praso de validade ou não.

    ou se eu teria de da um lance para tirar o carro.

    se tem juros ou não.

    1. Gilson, boa tarde.

      Excelente pergunta!

      O prazo de validade será conforme o prazo contratual de sua carta de crédito. Caso a sua carta de crédito seja contemplada antes dos 60 meses, você poderá utilizar o valor para compra do bem em qualquer período dentro da sua vigência contratual.

      Sobre o lance, sim é necessário que você oferte lances mensais caso queira antecipar a contemplação do seu consórcio, caso a sua cota de consórcio seja contemplada por sorteio você receberá o crédito contratado sem ter gastar dinheiro com ofertas de lance.

      O consórcio não tem juros, apenas uma taxa administrativa que varia conforme administradora.

      A sua pergunta é muito importante para nós e para nossos leitores.

      Ajudo com algo mais Gilson?

      Ficarei feliz em ajuda-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *