Planejamento Financeiro

Compre seu Imóvel de Forma Tranquila

Imóvel

Compre seu imóvel de forma tranquila

 Já pensou quais as formas para você juntar dinheiro para aquisição do seu primeiro imóvel? Saiba quais as melhores formas para o seu investimento imobiliário a seguir.

Para muitas pessoas, a representação da entrada na vida adulta, é por meio da sua independência na compra do seu primeiro imóvel, pois é um marco muito importante para qualquer um. Entretanto, para realizar esse sonho, é preciso muito planejamento e organização, antes de tomar qualquer decisão de fazer os planos para sair da casa dos pais.

Se essa for a hora certa de investir e dar o primeiro passo para um futuro, você deve se planejar para pode falar que, este é o momento certo para a compra do seu primeiro imóvel, acompanha algumas dicas para fazer um bom investimento e uma compra tranquila.

 

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro deve ser o primeiro passo na direção para a aquisição do seu primeiro imóvel. Para investir no bem desejado, você deve organizar e listar todos os seus gastos e ganhos, pode ser por meio de uma planilha, assim você pode calcular quanto vai te sobrar por mês podendo economizar.

Também tente visualizar no seu orçamento, quanto você gasta mensalmente e tudo aquilo que você pode cortar dos gastos, para garantir uma parcela maior do seu investimento para a compra do seu imóvel.

Enquanto você espera o imóvel ideal aparecer, você pode aplicar o seu dinheiro que está sendo economizado mensalmente, aonde ele possa render, essa é uma ótima forma de poupar dinheiro. A poupança já foi o investimento mais seguro e confiável dos brasileiros há muito tempo, mas hoje em dia, ela perde para os fundos de renda fixa, pois são tão seguros quanto.

Qual perfil de imóvel mais combina com você

Para a compra de um imóvel, você precisa ter todas as suas metas definidas e suas necessidades, inclusive quanto você pode e quanto está disposto a pagar por elas. Você deve pensar muito bem se quer comprar um imóvel novo ou usado, deve decidir a localização e o tamanho dele também.

Os imóveis usados geralmente possuem preços mais compatíveis a qualquer tipo de público, mas de contrapartida, podem ter um gasto muito alto se forem passar por algum tipo de reforma. Por isso você deve sempre pesquisar e analisar com construtoras para saber sobre imóveis novos e usados, e as condições de compra.

Sempre é bom avaliar a vizinhança escolhida, para ver se tem por perto, transporte público, bancos, hospitais, comércios, fora as condições do imóvel é claro e os serviços oferecidos na região.

A aquisição de um imóvel é um investimento muito alto, e deve ser pensado em um longo prazo, pois é um investimento para o futuro. Verifique como é a movimentação perto do imóvel desejado, visite o local em diferentes dias e diferentes horários, para entender melhor como funciona o bairro e até mesmo o transito do movimento das pessoas.

Observe muito bem, pois é algo bem antipático quando depois de alguns anos você começa a perceber que aquele lugar que você está morando não era nada daquilo que você esperava, e muito menos quando se tem que mudar as pressas.

 

Forma de pagamento do seu imóvel.

É muito importante saber todas as formas de compras possíveis para a aquisição do seu primeiro imóvel, de acordo com o valor e do percentual que você conseguira dispor para pagamento mensalmente.

A carta de crédito no consorcio, o financiamento bancário, aplicações financeiras, podem ser ótimas opções para fazer o seu dinheiro render e possibilita uma melhor compra do imóvel que você deseja.

Caso seja realmente necessário você fazer um financiamento, você deve se atender ao valor da parcela, e tente juntar a maior quantia para dar uma boa entrada primeiro, pois ela reduz o valor do bem a ser financiado, pois as parcelas devem caber no seu orçamento sem atrapalhar e causar maiores problemas.

Fique atento e evite fazer com que a compra do seu imóvel se torne uma grande bagunça e dor de cabeça, ao invés de ser uma mudança positiva na sua vida para realizar grandes melhorias.

 

Consórcio para o primeiro imóvel

O consórcio de imóveis é uma modalidade que está em alta, aonde está sendo muito utilizada, principalmente, porque ela não possui muita disciplina para quem quer economizar e para aqueles que não tem pressa em adquirir o bem imóvel.

Desta maneira, é estipulado um prazo previamente escolhido pela administradora de consórcio, aonde o cliente faz depósitos mensais pagando suas parcelas, aonde garante a sua permanência no grupo.

Os grupos costumam ser de 10 a 16 anos, dependendo da administradora, e da quantidade de meses, mas você pode ser contemplado por meio de sorteios ou de lance durante esse período.

Se por um acaso você queira antecipar o sonho da casa própria, além dos sorteios que todo consorciado participa todo mês, você também pode fazer ofertas por lances, e ter a chance de ser contemplado com mais agilidade, podendo utilizar o seu FGTS para dar lances também.

 

Vantagens do Consórcio

O que difere o consórcio de outras formas de financiamento imobiliário, é que no consórcio, você não precisa dispor de nenhum valor para dar de entrada. Além do mais, a taxa de administração costumar ser muito inferior aos juros abusivos cobrados pelo financiamento, por isso é muito bom pesquisar e comparar antes.

O valor das parcelas é ajustado anualmente conforme o INCC, aonde consequentemente o seu crédito também aumenta. Durante o período total do plano, mensalmente você tem a possibilidade de dar lances para tentar acelerar o seu processo de contemplação. Com a sua carta de crédito já contemplada, você poderá comprar à vista o bem desejado, dessa forma tem chances de ganhar bons descontos.

Na hora da retirada do seu crédito, você passara por uma análise de cadastro. Com a sua carta contemplada, é possível adquirir qualquer tipo de imóvel no consorcio imobiliário- casas novas ou usadas, apartamentos, terrenos, utilizar para construir e reformar também- tudo só precisa estar legalizado e com toda documentação em dia, para que o processo de compra seja feito corretamente.

Tome muito cuidado quando for verificar com a administradora do seu consorcio, se o imóvel desejado está com a documentação em dia, regularizado antes de fechar o negócio. Assim que escolher o bem que deseja adquirir, a administradora cuida de toda essa parte de compra.

 

Administradoras

Checar a idoneidade da administradora de consórcio, antes de adquiri-lo é muito importante. Você deve consultar o BC (Banco Central) para ver qual é a situação legal da administradora, é muito bom consultar também órgãos de defesa do consumidor, como por exemplo o Procon, ou sites como o Reclame Aqui, pois neles você sabe como anda a situação dessa administradora em relação aos clientes, e de que forma ela costuma resolver possíveis problemas de acordo com a situação de seus clientes.

É muito importante conversar com parentes ou amigos que conhecem como que funciona o consorcio, e veja se algum deles passou por algum problema, e se preferir opte pela administradora de confiança.

Antes de assinar qualquer coisa, leia com calma e tenha cuidado antes de assinar o contrato, deve sempre perguntar sobre como funciona cancelamentos e quebras de contrato, pois essas informações são muito úteis quando algo ocorrer.

Para decidir qual imóvel você deseja comprar, deve-se pensar com calma e analisar com muita atenção, antes de dar esse passo tão importante na vida de qualquer um.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o consórcio ou aquisição do seu imóvel novo, continue acompanhando O Blog do Consórcio, pois em breve falaremos sobre planejamento financeiro e cálculo de lances e FGTS. Assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações diárias.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *