Planejamento Financeiro

Comprar um imóvel sem passar por problemas?

Comprar um imóvel sem obstáculos

Comprar um imóvel sem passar por problemas financeiros?

Veja como você pode comprar um imóvel dos sonhos sem ter que passar por problemas financeiros, aonde você pode preparar um ótimo negócio!

Entre a maioria das pessoas, o desejo comum é a conquista da compra da casa própria. Mas para isso, é necessário um planejamento financeiro bem estruturado, aonde permita que a situação financeira do comprador esteja estável até a quitação da sua dívida.

Na hora de escolher a melhor forma para a realização da compra do imóvel, surgem muitas dúvidas, desde da definição do seu orçamento disponível até a procura por um lugar para chamar de seu lar. Para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas, separamos esta matéria com várias dicas para você se planejar e comprar o seu imóvel sem nenhum problema.

  1. Defina o quanto você pode gastar

O primeiro passo para começar a planejar a compra de um imóvel é definir o quanto você pode gastar. Faça as contas e análise com calma o quanto você está disposto a gastar e a investir. Análise o quanto você ganha, todas as suas dívidas, seus gastos fixos e certifique-se de que você não vai ter nenhum problema financeiro ao assumir as prestações do seu investimento imobiliário.

Uma dica muito importante é que você tenha uma poupança que possa ser usada em possíveis emergências. O ideal é que você tenha uma quantia guardada para suprir suas necessidades básicas, como aluguel, contas de água, luz, telefone, compras do mês, por pelo menos seis meses.

  1. Defina aonde você quer viver

Antes de pensar em qual imóvel você vai comprar, você tem que pensar no local, na cidade que você quer morar. Saiba sobre as questões de segurança, projete o tempo que você vai gastar até o seu trabalho, ou até a escola das crianças, por exemplo, e escolha a melhor localização para você.

Você deve definir prioridades, como por exemplo, se é melhor morar perto do seu trabalho, mas em um bairro mais movimentado, ou ter o sossego de um lugar mais afastado? Faça uma lista de todas as suas atividades diárias, e procure sempre verificar se existem lojas, escolas, supermercados, academias próximos ao imóvel desejado.

Você deve planejar a sua rotina antes de assinar qualquer coisa, pois pode ser que você encontre problemas pontuais que não seriam notados sem uma estratégia mais profunda da compra.

Para te ajudar a encontrar e a decidir sobre o mercado imobiliário, a ajuda de um corretor é sempre bem-vinda. Desta forma, é possível que o profissional negocie os valores e permita que você economize na compra do seu imóvel.

Este corretor, pode também ser capaz de avaliar o imóvel desejado, e informar se o valor que está sendo cobrado nele é realmente justo, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Esse tipo de profissional ainda pode prestar consultorias sobre o momento certo para a compra de um imóvel, por conta das oscilações do mercado imobiliário.

  1. Consórcio

O financiamento permite a aquisição de imóveis por compradores que não possuem a quantia desejada para comprar o imóvel a vista. Mas existe um grande, porém, os juros de um financiamento são absurdos.

Se você não está disposto a pagar uma quantia a mais do que o valor do imóvel, a opção mais indicada para a compra é a aquisição de um consorcio.

Essa modalidade vem se mostrando a melhor opção para quem planeja adquirir um imóvel ou quer terminar de pagar um financiamento do seu imóvel junto a instituição financeira.

  1. Como funciona um consórcio?

O consórcio é a associação de pessoas físicas ou jurídicas em grupos gerenciados por uma administradora, em que se paga mensalmente uma parcela referente ao bem que você deseja adquirir. O valor da parcela é calculado de acordo com o valor total do crédito que você contratou, mais a taxa de administração e o fundo de reserva, eles não são cobrados juros sobre as parcelas mensais.

Desta forma, cada membro do grupo quando é contemplado com uma carta de crédito obterá os recursos necessários para poder realizar a compra do seu imóvel. Todos os participantes do grupo de consorcio concorrem aos sorteios mensais, em igualdade de condições aos sorteios para serem contemplados com a carta de crédito.

Também é possível realizar lances com recursos do seu próprio bolso ou até de lances embutidos, aonde eles usam um percentual do valor do seu próprio crédito para antecipar a contemplação da sua carta.

Você também tem a opção de usar o seu FGTS para ofertar lances ou contemplar o valor da carta de crédito escolhida, desde que sejam seguidas as normas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Adquirir uma cota de consórcio é algo muito simples, o interessado deve procurar uma administradora de consorcio, aonde assinara um contrato de adesão dos serviços, que visa estabelecer todas as regras que devem conduzir o negócio.

Dentro desse contrato, existem as regras, aonde estão os valores do crédito contratado, o prazo para o pagamento, o valor das parcelas mensais, e o valor do reajuste e o seu prazo, as condições de contemplação, as taxas, os direitos e obrigações do consorciado e da administradora, dentre outras coisas.

É muito importante verificar se a administradora é uma empresa que está autorizada pelo BCB (Banco Central do Brasil) a exercer esse tipo de atividade. O Banco Central é o órgão responsável pela regulamentação do setor de consórcios.

  1. Perfil do Consorciado

Para aqueles que optam por fazer um consorcio, tem que estar atento a possibilidade de não ser contemplado com a carta de crédito imediatamente. Desta forma, o consorciado deve ter paciência, organizar os gastos, fazer lances e aguardar a contemplação.

A carta de crédito pode ser sorteada a qualquer momento!

Agora que você viu as vantagens de fazer um consorcio imobiliário, veja se essa opção te agrada e faça um, esse é um excelente investimento.

Assine a nossa Newsletter e saiba mais sobre comprar um imóvel sem passar por problemas financeiros, em breve falaremos sobre correções e corretagem imobiliário.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *