Meu Primeiro Imóvel

Compra do Primeiro Imóvel: Guia ESPECIAL

Compra do Primeiro Imóvel

A compra do primeiro imóvel através do consórcio é uma boa ideia?

Esta reportagem traz um tema muito importante para alguns que é a compra do primeiro imóvel, tudo sobre essa modalidade e como conseguir realizar a compra do seu primeiro imóvel!

O sonho de boa parte dos brasileiros é ter o seu próprio imóvel, já que isso para muitos significa a sua independência e não ter que nunca mais se preocupar com o aluguel e ter um bem que pode ser chamado de seu. E esse sonho se torna cada vez mais forte quando se fala do primeiro imóvel.

Realizar a compra do primeiro imóvel é, para muitas pessoas, a primeira grande conquista materializada da sua vida, mas também é uma ferramenta muito importante para começar a formar um futuro, com uma família, ou então uma motivação cada vez maior para crescer de acordo com a sua carreira.

O grande problema quando se fala do primeiro imóvel, muitas vezes é que não há reservas para dar entrada em um financiamento, pois pode ser um valor muito alto, e tampouco para compra-lo a vista.

Desta forma, por ser o primeiro imóvel, muitas pessoas não desejam ficar pressas a ele por mais de 30 anos, pois podem não se agradar e querer trocar durante esse período.

Para este senário, temos uma opção muito viável que é o consórcio. Mas você sabe como realizar a compra de um bem imóvel por meio de consórcio? Para responder esta pergunta, vamos trazer nessa reportagem tudo sobre essa modalidade, aonde e como conseguir as chaves para o seu primeiro imóvel. Veja a seguir e confira todas as dicas!

  • O que é um investimento de consórcio e quais as suas vantagens?

O investimento de consórcio imobiliário é uma forma de aquisição parcelada que é feita de maneira coletiva para aquisição do imóvel desejado. É um grupo que reúne várias pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo objetivo de compra, nesse caso comprar um imóvel, aonde é gerenciado por uma administradora de consórcio.

O pagamento é feito mensalmente para a administradora de cada um dos participantes, aonde podem participar das assembleias mensais concorrendo a contemplações por meio de sorteio ou de lance, e podendo ter até o final do plano o bem desejado já em mãos, neste caso o imóvel.

Quando você adquire um imóvel por meio de consórcio, ele te traz muitas vantagens, que incluem o fato de tornar cada vez mais fácil o acesso para a aquisição da casa própria. Normalmente, uma ótima opção mais eficaz e flexível, já que existem diferentes planos no meio do consórcio, com créditos e parcelas diferentes que podem atender a sua necessidade.

Existem estratégias para beneficiar ainda mais o seu plano de consórcio, por exemplo, se você tiver algum dinheiro guardado, e já separado, você pode utiliza-lo para ofertar lances e desta forma podendo obter a sua carta de crédito antes do prazo final.

Para aqueles que conseguem juntar dinheiro, o investimento de consórcio é também uma ótima opção para conseguir adquirir o seu bem imóvel, porque ele faz com que você economize. As administradoras de consórcio, permitem que você utilize o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para tentar adiantar a sua contemplação, o pagamento das suas parcelas, ou até mesmo contemplando a sua carta de crédito.

Uma outra grande vantagem muito importante de ressaltar é que ao receber a sua carta de crédito, você terá em mãos o valor integral para comprar o imóvel. Como realizar o pagamento a vista possui muita liquidez, você ganha o poder de negociação e o poder de compra do imóvel, podendo pagar mais barato por ele, ou com condições melhores.

  • O que é melhor para você, o consórcio ou o financiamento?

[contextly_auto_sidebar] Quando se fala em realizar a compra de um imóvel, é muito comum que o financiamento apareça entre as principais opções para esse tipo de compra. Pois ele é uma forma de pagamento que funciona como um empréstimo, mas com um destino definido, neste caso para realizar a compra do imóvel.

Essa modalidade é contratada junto a um banco ou uma instituição financeira que exige uma intensa análise de crédito, para que você seja aprovado e o valor solicitado do financiamento liberado.

É preciso que você disponha de um valor para dar de entrada, que pode chegar a várias de 10% a 50% do valor total desejado, relativo ao valor do imóvel. De acordo com a duração, ele geralmente dura entre 20 a 35 anos, mas o mais comum está sendo o período de 30 anos para terminar o financiamento.

O investimento de consórcio, por sua vez, tem algumas vantagens em relação ao financiamento. Nele não existem taxas de juros, essa é a principal vantagem, já que no consórcio só é cobrado a taxa de administração do grupo, mas esse valor é muito inferior aos valores cobrados pelas taxas do mercado do financiamento.

Além disso, o investimento de consórcio imobiliário é uma opção mais curta de investimento, que chega a durar de 10 a 16 anos. Desta forma, o seu orçamento fica comprometido por menos tempo e mais cedo você se torna o proprietário sem dividas.

O investimento de consorcio imobiliário é menor burocrático e também não exige que o interessado no investimento não disponha de valor algum para dar de entrada, e para quem deseja comprar o primeiro imóvel, isso se torna ainda mais relevante já que, geralmente, a época dessa compra, não se tenha um grande valor de reserva financeira.

O investimento de consórcio imobiliário começa com o participante entrando em um grupo formado por uma determinada administradora de consórcio. Para manter a ordem em todo o processo, é necessário que os consorciados assinem um contrato junto a administradora, e nesse contrato são estabelecidas algumas condições referentes ao pagamento de parcelas, contemplações, as obrigações e direitos de ambos.

Cada um dos participantes adquire o que é chamado de cota e deve pagar por ela, de acordo com o valor escolhido, pagando suas parcelas mensalmente. Todo mês, ocorrem as assembleias de contemplação, nas quais um participante é contemplado por meio de um sorteio.

Aqueles que forem contemplados recebem o valor da sua carta de crédito escolhida, aonde fornece o valor integral para a compra do bem. Mesmo após a contemplação, o pagamento das parcelas do consorcio continuam o mesmo, até o final do grupo no prazo estabelecido, pois desta forma, todos receberão o seu bem.

Também é possível aumentar as suas chances de contemplação, se um participante tiver a oportunidade de dar um lance, e esse lance for o vencedor, ocorre mais uma contemplação além da feita por meio do sorteio. É possível também adiantar algumas das suas parcelas como forma de concorrer a um sorteio paralelo, com menos pessoas, e desta forma, com mais chances de você ser contemplado.

Como falamos anteriormente, o consorcio não possui taxas de juros cobradas, apenas a taxa de administração referente a empresa gestora do seu fundo e de todo o processo. Uma vez que todos os participantes tenham sido contemplados, o consórcio de encerra.

  • Como é realizado o pagamento das parcelas do consorcio?

Normalmente, o pagamento das parcelas do investimento de consórcio é feito de maneira mensal, aonde o consorciado todo mês paga o valor referente a sua carta de crédito, mas isso pode variar de acordo com as características de cada grupo e de cada administradora. Mas de forma geral, cada participante paga um valor que é determinado pelo fundo comum do grupo, o fundo de reserva, seguro e taxa de administração.

A parte da parcela que é destinada ao fundo comum, serve para que o grupo possa acumular os recursos necessários para que haja uma contemplação todos os meses. Já a parte do fundo de reserva, é feita para que o grupo possa se manter e cobrir quaisquer possíveis inadimplências por exemplo.

O valor que é pago referente a taxa de administração, é a remuneração paga a administradora por gerir o seu fundo. Já quanto ao seguro, geralmente é um seguro de vida ou de invalidez permanente, por exemplo.

É a administradora que estabelece em contrato o prazo de pagamento do plano que deve ser cumprido todos os meses por todos os participantes, que tenham a chance de se manter. O pagamento pode ser feito à vista, por boleto bancário ou por débito automático, em alguns casos, pode ser utilizado também o cartão de crédito.

  • O que ocorre quando o pagamento atrasa?

Se caso ocorra o atraso do pagamento das parcelas, e o participante se torne inadimplente, é necessário observar as condições descritas no contrato para esse tipo de problema. Normalmente, o atraso nas parcelas, faz com que sejam cobradas taxas de juros e multas por percentuais sobre o valor da parcela.

Além disso, a inadimplência também pode impedir que o consorciado participe da assembleia para concorrer a contemplação. Uma carta de crédito inadimplente e não utilizada para a compra do bem, por exemplo, pode ser desconsiderado a contemplação, podendo ser necessário que o participante seja contemplado novamente.

Dependendo do que é previsto em contrato, o atraso no pagamento das parcelas pode não exercer todos esses efeitos. Caso você faça um consórcio e note que vai ter problemas para pagar suas parcelas, o melhor a fazer é procurar regularizar a sua estabilidade financeira o quanto antes e não deixar que mais de uma parcela fique em atraso.

Caso você encontre dificuldades para realizar o pagamento, é necessário que você procure a administradora para conversar sobre a sua situação, mas no geral ela fara de tudo para ajuda-lo, sem que ocorra nenhum prejuízo para ambas as partes.

  • Como ocorre as contemplações?

As contemplações ocorrem de maneira mensal, nas Assembleias Gerais de cada grupo, realizada com todos os participantes, por meio do sorteio de um deles. Uma vez sorteado, o participante tem direito ao valor escolhido na sua carta de crédito.

O uso desta carta, não precisa ser feito logo que ocorra a contemplação. Se você participa de um consórcio e é contemplado, você pode optar por escolher, em deixar a carta de credito guardada até o período máximo do grupo, ou utiliza-la de imediato, por exemplo. Para receber a sua carta de crédito, é preciso estar adimplente, ou seja, sem nenhuma dívida com o grupo.

É possível também adiantar a contemplação ao realizar lances livres. As condições para realizar os lances e quais os seus critérios de desempate, estão descritas no contrato de adesão, e por isso, é muito importante que você se mantenha atento a esse documento para conhecer quais são as suas possibilidades.

  • Algumas dicas para escolher o melhor consorcio:

Para que você possa aproveitar todas as vantagens de um consórcio, a primeira tarefa a se fazer é escolher muito bem onde você depositará o seu sonho do primeiro imóvel. Esse processo deve ser minucioso e muito bem informado. As dicas a seguir são bastante importantes.

  1. Planejamento Financeiro:

Como estará presente na sua vida pode volta de 180 meses, a escolha do consórcio deve começar com um bom planejamento financeiro da sua parte. Se tratando do primeiro imóvel, é possível que você esteja no começo da sua vida profissional, então você precisa levar em conta o quanto você ganha e qual é a sua projeção para o futuro.

Considere questões de estabilidade no emprego, a possibilidade de crescimento e ganhos maiores, também podem ser imprevistos no meio do caminho. Entenda melhor o seu orçamento e planeje como as parcelas do consórcio vão se encaixar.

Ao fazer isso, você poderá identificar exatamente o quanto pode pagar por mês com segurança, e reduzira o mínimo possível as chances de ficar com parcelas em atraso. Em relação a escolha do seu consórcio, isso será de grande valia, porque você determinara qual o valor deve ser pago no máximo na parcela, qual o prazo e o quanto você pode esperar para ser contemplado.

  1. Avalie os planos e condições do consórcio:

Cada consórcio oferece planos e condições diferentes, de acordo com cada administradora. O prazo, por exemplo, precisa ser escolhido adequadamente por você, enquanto um prazo menor faz com que você se torne proprietário definitivo mais rapidamente, ele também aumentara as suas parcelas.

Por outro lado, um consórcio mais extenso exige um planejamento maior, mas também oferece parcelas menores. Por falar nisso, as parcelas também podem variar de acordo com as condições do consórcio.

Avalie todas as condições, com calma, pois desta forma, ela ajudará você a definir o que faz mais sentido para a aquisição do seu primeiro imóvel.

  • Compare e faça simulações:

Quando você somente avalia as condições de cada consórcio, pode não dar a você a ideia de qual seria mais viável para a sua realidade após a contratação. Isso só é possível observar se você realizar simulações em diferentes administradoras e compare os resultados.

Para um mesmo valor de crédito e para um mesmo prazo, as simulações podem variar muito, por isso fique atento em qual administradora oferece menores parcelas e mais flexibilidade para o cliente por exemplo. Avalie a quantia que cabe no seu bolso e qual simulação se mostra mais viável para a sua situação atual e futura.

  1. Verifique se a administradora é realmente segura:

Muitas pessoas têm receio em realizar compras por meio de consórcio, porque falta confiança na administradora. Desta forma, é muito importante assegurar que a administradora que você está contratando esteja autorizada pelo Banco Central a operar e realizar as suas novas vendas.

  1. Leia com calma o contrato antes de assinar:

Mesmo depois que você seguir todos esses prazos, ainda deve ficar atento e tomar cuidado com o contrato. Pois é nele que estabelecem quais são as obrigações e direitos do consorciado e como ocorrem contemplações, sorteios, pagamentos, etc.

Por isso leia com calma o contrato completo, e se tiver alguma dúvida, não assine antes que entenda tudo o que está descrito nele para que você tenha certeza que está de acordo com tudo que está descrito nele.

Caso assine o contrato sem antes realizar as avaliações necessárias, você corre o risco de terminar em um consórcio que não tem exatamente as características que você espera ou precisa, então tome muita cautela nesse momento.

Continue lendo e se atualizando sobre o mercado imobiliário, seu primeiro imóvel e muito mais! Assine a nossa newsletter e acompanhe as nossas atualizações.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E OBTENHA AJUDA

Melhor Forma de Contato

TelefoneE-mailWhatsApp

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *